Laboratório Lepo da Uece celebra a chegada do ano da Serpente
14 de fevereiro de 2025 - 16:30
Os Grupos de Estudos Asiáticos do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (Lepo) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza, neste sábado (15), um evento comemorativo à chegada do Ano Novo Chinês (ou Ano-novo Lunar). O evento é aberto para toda a comunidade universitária e o público em geral. O encontro acontece no Centro de Humanidades da Uece, no campus Fátima, das 9h às 16h, e contará com diversas atividades.
Segundo o coordenador do Lepo, professor Antonio Guerra , “diferentemente do calendário gregoriano, que começa sempre no dia 1º de janeiro de cada ano e termina em 31 de dezembro, o Ano Lunar, comemorado em todo o Extremo Oriente, tem um inicio móvel que ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro com um ciclo de doze anos, sendo que cada um deles é dedicado a um animal. Este ano de 2025 é o Ano da Serpente, que deverá ser um período de mudanças e oportunidades para grandes transformações”.
Guerra enfatizou, ainda, a primeira vez que o Lepo realizou este evento na Uece, exatamente há doze anos, no Ano da Serpente de 2013. Na ocasião, a atleta cearense Joseineide Julião, que já participou de campeonato de Artes Marciais na China, apresentou uma forma de lutas da Serpente e deverá repeti-lo esse ano no Centro de Humanidades. Deverá apresentar-se também a professora de Tai Chi Samara Nascimento, que também esteve na China participando de Campeonato Mundial de Tai Chi Chuan.
Além dessas artes, haverá também apresentações de Chi Kung, Wushu moderno, Hapkidô, Taekwon- De, Judô, Kendô e dança Kpop. Salas interativas também abrilhantarão o evento, como Karaokê, Oficina de Botões Chineses, Oficina de Origami, exibição de filme, degustação de culinária coreana e vietnamita. O espaço contará também com a presença de Lojinhas com artigos orientais.