Laboratório LARCES/Uece vence competição Telecom Summit 2023

11 de agosto de 2023 - 16:33

O Laboratório de Redes de Computadores e Segurança (LARCES), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ocupou os dois principais lugares no pódio do Telecom Summit 2023, conquistando o prêmio de Soluções Inovadoras.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistema de Telecomunicações do Estado do Ceará (Sindimest Ceará), em parceria com a Fiec, o evento ocorreu nos dias 2 e 3 de agosto, na Casa da Indústria, com o objetivo de fortalecer a relação com a academia e o ecossistema de inovação, facilitando maiores entregas de impacto junto ao setor industrial.

A Uece alcançou pódio por ter realizado pitch (técnica utilizada para apresentar um negócio ou uma ideia de negócio inovador) de duas tecnologias, advindas do LARCES.

O 1º lugar ficou com a equipe formada por Rafael Lopes Gomes, Silvio Eduardo Sales de Britto Ribeiro, Danielle dos Santos Silva, Maria Clara Mesquita Moura Ferreira e Francisco Valderlan Jorge Nobre, que desenvolveram a NData-Corr: uma Ferramenta para Identificação de Problemas de Desempenho a partir da Correlação de Dados de Monitoramento.

O 2º lugar foi para a equipe de Rafael Lopes Gomes, Rafael de Almeida Menezes, Silvio Eduardo Sales de Britto Ribeiro e Ariel Lima de Carvalho Portela, pelo P-FOR, ferramenta que realiza a predição de desempenho de rede baseada em Inteligência Artificial e Análise Estatística.

Para o coordenador do LARCES, professor Rafael Gomes, “esta conquista dupla no Telecom Summit 2023 atesta a capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico do LARCES e da Uece. Ser premiado em um evento composto por membros da indústrias, gestores, empresários e entidades públicas e privadas, é um orgulho grande e nos motiva ainda mais a continuar o nosso trabalho. As tecnologias premiadas são apenas uma pequena parte do que temos desenvolvido nos últimos anos através de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas e instituições de fomento”.

Para participar do evento e conquistar o feito, o Laboratório contou com o apoio da Agência de Inovação da Uece, que foi importante articuladora e deu suporte às equipes. Segunfo o coordenador da Agin, professor Jerffeson Teixeira, é papel da Agência estimular e desenvolver estratégias para realizar a  transferência de tecnologia,  além de promover e acompanhar o relacionamento da Uece com empresas e outras instituições. E acrescenta sobre o potencial da instituição. “O resultado demonstra o potencial da universidade e do seu corpo acadêmico de produzir soluções inovadores para o mercado, a partir do conhecimento produzido pela via científica”.

Telecom Summit 2023, aconteceram também diversas exposições e ações, com a presença de autoridades e startups, visando um ambiente de conexão do setor produtivo e o público em geral, além do pitch acadêmico, em que foram apresentadas tecnologias, ligadas a área de telecomunicação, por várias Instituições de Ensino Superior do Ceará.

Ao todo, sete tecnologias participaram do pitch de startups, que concorreram à premiação de: 1º lugar (R$ 2.000,00), 2º lugar (R$ 1.000,00) e 3º lugar (R$ 500,00).

Saiba mais sobre as ferramentas vencedoras

NData-Corr: Uma Ferramenta para Identificação de Problemas de Desempenho a partir da Correlação de Dados de Monitoramento

Provedores de Internet e de Serviços de Telecomunicação coletam dados sobre o desempenho da rede periódicamente (por exemplo vazão, perda, atraso, dentre outros) a partir de soluções de gerenciamento de rede. Todavia, as soluções de gerenciamento de rede ainda precisam englobar funcionalidades mais complexas, tal como correlação entre estes dados de monitoramento quando problemas de desempenho são identificados. Esta funcionalidade habilita a definição de um planejamento estratégico a fim de reduzir custos operacionais da infraestrutura de rede. A fim de suprir essa demanda de mercado, a ferramenta NData-Corr, usando técnicas de Ciência de Dados, permite a identificação de problemas de desempenho a partir da correlação de dados de monitoramento, possibilitando os administradores de rede a ajustarem as rotas de comunicação definidas e a configuração de equipamentos da forma mais adequada. Assim, a ferramenta NData-Corr consegue dar suporte aos administradores de rede a fim de cumprir os requisitos definidos nos contratos de prestação de serviço com seus clientes.

P-FOR: ferramenta que realiza a predição de desempenho de rede baseada em Inteligência Artificial e Análise Estatística

Serviços de monitoramento de rede são executados por diversas empresas e Provedores de Internet (ISPs), que fornecem resultados de testes regulares de desempenho, tais como vazão, perda, atraso, dentre outros. Estas medições auxiliam a conhecer o comportamento da rede, bem como obter informações para um planejamento estratégico. Contudo, estas ferramentas ainda precisam evoluir a fim de englobar atividades mais complexas, tal como predição do desempenho, principalmente dentro do contexto atual de demanda elástica onde a mobilidade urbana faz com que os usuários se desloquem pelas cidades e, consequentemente, afetem as demandas por recursos de rede. A fim de suprir essa demanda de mercado, a ferramenta P-For realiza a predição de desempenho de rede baseada em Inteligência Artificial e Análise Estatística, habilitando a identificação do desempenho futuro da rede em determinados períodos, de acordo com medições de rede passadas. A ferramenta P-For foi validada usando dados reais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), onde os testes realizados indicaram que a P-For consegue atingir altos níveis de acurácia na predição.