Laboratório de Conversão Energética da Uece integra projeto europeu de Hidrogênio Verde

2 de agosto de 2024 - 13:05

 

O Laboratório de Conversão Energética (LCE+) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participa do projeto europeu Componentes innovadores para electrolizadores de agua basados en tecnología de membrana de intercambio protónico (HESPERIA), do grupo de Materiales Funcionales para Tecnologías del Hidrógeno (Funmatech2), coordenado pelo Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (Ciemat), do governo espanhol. O intuito principal do projeto é a formação de pessoal no âmbito do Hidrogênio Verde (H2).

De acordo com a coordenadora do LCE+, professora Mona Lisa Moura, o convite para participar desse projeto europeu veio após a aprovação da Uece em um projeto na Chamada Pública CNPq nº 14/2023 – Apoio a projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em parceria com o Ciemat. O projeto estrangeiro possibilitará a ida de dois estudantes da Uece para Madrid/Espanha. Serão a pós-doutoranda Camila Alves e o doutorando sanduíche, Pedro Gomes, ambos oriundos do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN).

Professora da Uece, Mona Lisa Moura, com equipe do Ciemat e pesquisadoras parceiras do LCE+, em missão científica em 2023

“Nosso Laboratório da Uece/CCT também tem participado de chamadas europeias, sem nenhuma relação com agências do Brasil. E dessa vez conseguimos estar presentes na equipe do 1º projeto Europeu do grupo da Uece no âmbito do Hidrogênio… Somos uma das instituições, juntamente com a Polônia, tendo a Espanha como coordenadora geral desse genuíno projeto europeu”, comemora a professora Mona Lisa.

A pesquisadora explica que o projeto está alinhado com o que está sendo desenvolvido pelo laboratório da Uece e seus parceiros. “Isso nos permite participar cada vez mais de projetos com equipe de elevado know-how no desenvolvimento de tecnologia de membranas eletrolíticas para produção de hidrogênio verde”. E finaliza: “Estamos muito felizes, sobretudo, em ver nosso grupo de pesquisa e parceiros trilhando caminhos mais longínquos e aumentando o alcance de nossa ICT [Instituição de Ciência e Tecnologia] na área”.