Laboratório da Uece é associado do INCT de Redes de Comunicação e Internet das Coisas
23 de julho de 2024 - 08:01
O Laboratório de Redes de Computadores e Segurança (Larces), coordenado pelo professor Rafael Gomes e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Uece, é um dos laboratórios associados ao Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) de “Redes de Comunicação e Internet das Coisas Inteligentes (ICoNIoT)” (https://iconiot.ic.unicamp.br/). O INCT, oriundo da Chamada CNPq nº 58/2022, reúne pesquisadores com ações de inovação tecnológica e produção acadêmica reconhecida no país e no exterior em um consórcio composto por 20 instituições, fomentando projetos de pesquisa de longo prazo e alto impacto tecnológico para o país.
A participação do Larces e do professor Rafael Gomes no ICoNIoT iniciou-se em 2022 durante a elaboração da proposta do INCT em parceria com os demais pesquisadores que fazem parte do ICoNIoT. “A participação ICoNIoT possibilita a execução de atividades de forma colaborativa entre as instituiões, posibilitando um maior impacto científico e desenvolvimento tecnológico ao país. Além disso, a nossa participação no INCT agrega visibilidade e colaborações externas a Uece e ao Estado do Ceará, abrindo novas portas para parcerias nacionais e internacionais”, ressalta o docente.
O ICoNIoT tem como objetivo desenvolver tecnologias de redes de comunicação e Internet das Coisas para viabilizar aplicações e serviços inteligentes, eficientes, seguros e inovadores em áreas estratégicas nacionais, tais como Internet das Coisas, inteligência artificial, Redes 5G/6G, Cibersegurança, Cidades Inteligentes, entre outros. O início das atividades do ICoNIoT ocorreu em Junho, durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) realizado em Niterói-RJ.