Jogos Universitários da Uece começam em 29/11 com sete modalidades e muitas atividades

17 de novembro de 2023 - 11:11

O evento será oficialmente aberto no dia 29, às 18h30, no auditório Paulo Petrola. As competições serão iniciadas no dia seguinte (30), no Complexo Poliesportivo. Toda a comunidade está convidada para assistir.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prae), em parceria com o curso de Educação Física, realizará, no período de 29 de novembro a 2 dezembro, no campus Itaperi, os Jogos Universitários. Após 12 anos, a instituição retoma a atividade, que promete movimentar estudantes, professores e servidores de diversos campi.

Com o tema Esporte, Diversidade e Integração, o evento reunirá cerca de 500 estudantes de graduação, da capital e do interior, em sete modalidades – vôlei, basquete, handbol, futsal, dodgebol, judô e jiu-jítsu, além da Corrida de Orientação, voltada também para o público PcD (Pessoa com Deficência). E mais, no evento serão realizadas várias atividades esportivas e artístico-culturais paralelas, tanto no Complexo Poliesportivo do campus, como no espaço cultural Patativa do Assaré. Jogos de tabuleiro, tênis de mesa, slackline, capoeira e uma série de apresentações musicais e de dança, são alguns dos exemplos.

“Depois de mais de 12 anos sem a realização dos jogos na Universidade, a Prae resolveu unir a vontade, a força e a competência da comunidade acadêmica para retomar esse evento, com o objetivo de estimular o esporte de participação e de competição, e de integrar estudantes dos diversos centros e faculdades, da capital e do interior”, ressalta empolgada a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte.

A gestora acrescenta que, no caso dos estudantes das unidades do interior, esses terão todo o suporte necessário. “Garantiremos transporte, alojamento e alimentação em nosso restaurante universitário, além de todos contarem com equipe de saúde”, ressalta.

O evento será oficialmente aberto no dia 29, às 18h30, no auditório Paulo Petrola. As competições serão iniciadas no dia seguinte (30), no Complexo Poliesportivo. Sobre a Corrida de Orientação, ela acontecerá no dia 2 de dezembro, em dupla, com as categorias estudantes da capital, estudantes do interior e servidores (docentes e técnico-administrativos). Poderão formar duplas pessoas com deficiência e seus intérpretes ou acompanhantes. Para esta atividade, as inscrições estarão abertas nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, durante os jogos; e as vagas são limitadas.

Mas, nem só de jogos viverão os atletas nesses dias. As noites serão de muita festa e diversão no espaço Patativa do Assaré, com bandas e DJs convidados pelos próprios estudantes, que estão participando ativamente da organização do evento. Sábado (2), último dia dos Jogos, haverá um almoço especial no Restaurante Universitário, animado com samba e pagode, bandas compostas por estudantes da Uece.

Segundo a Organização, a partir deste ano, o Jogos Uece passa a ser incluído no calendário acadêmico da instituição.

Saúde e cuidado em primeiro lugar

O evento contará com uma equipe multiprofissional, composta por estudantes e docentes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina, sob a coordenação da Prae, com ações de educação e assistência em saúde.

Com a colaboração do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS) e do Programa de Atividades Integradas em Nutrição (PAIN), haverá avaliação dos atletas que participarão dos Jogos Uece 2023. A pró-reitora Mônica Duarte orienta: os atletas deverão procurar esse atendimento até o início dos jogos. Para os atletas das unidades de Fortaleza, o atendimento será no Espaço Patativa do Assaré, de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h, e quinta e sexta pela manhã. Os atletas do interior serão atendidos no Complexo Poliesportivo, nos dias dos Jogos Uece”.

Jogos beneficentes

Para cada inscrição, um quilo de alimento não perecível é doado e será repassado para o Programa Cozinha Social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Patrocinadores

Os Jogos Universitários Uece 2023 conta com o patrocínio do Irede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro); Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste (NEPEN); Instituto Iracema;  Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco); e Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe).