ISCB comemora 11 anos de existência

12 de setembro de 2014 - 19:41

alt

No dia 15 de setembro de 2003 foi fundado o Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pouco mais de uma década depois de sua instalação, o Instituto continua fiel à sua missão de realizar e fomentar a pesquisa científica original, geradora de novos conhecimentos em Ciências Biomédicas, com prioridade para aqueles de interesse para o Nordeste brasileiro, integrando-a com os ensinos de pós-graduação e graduação e promovendo sua utilização através da extensão universitária.

O diretor do ISCB, professor José Henrique Leal Cardoso, lembra que são 11 anos de muito trabalho, mas também de grandes vitórias.

Segue abaixo texto do professor José Henrique que rememora a origem e as lutas do Instituto.

Na data 15 de setembro de 2014, o Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) completa 11 anos de existência. Foram anos de muito labor e muita lide para aqueles que fazem este Instituto e para aqueles que na UECE o apoiam. Mas foram também, compensadoramente, anos de muitas vitórias.

O Instituto Superior de Ciências Biomédicas foi criado pela resolução Nº 411, do Conselho Universitário (CONSU), de 15 de setembro de 2003, no Reitorado do professor doutor Manassés Claudino Fonteles, como órgão da administração intermediária da UECE. Foi também oficialmente inaugurado pelo reitor Dr. Manassés Claudino Fonteles.

Seu primeiro diretor foi o professor doutor José Henrique Leal Cardoso e seu primeiro vice-diretor foi o professor MS Crisanto Medeiros de Lima Ferreira, o qual logo renunciou, sendo substituído pela professora doutora Célia Maria Sampaio. Naquele mesmo ano houve também a entrega do prédio do ISCB, que hoje constitui a sua sede.

A escolha da palavra “Biomédico”, do nome do ISCB, quis expressar o propósito de que ele fosse dedicado principalmente a pesquisas biológicas para desenvolver novos conhecimentos médicos.

Se a história formal do ISCB começa em 2003, sua verdadeira história começa em 1999, com a criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (CMACF).

Para permitir o funcionamento em ambiente que catalisasse o desabrochar do trabalho multidisciplinar, o reitor Manasses Fonteles havia prometido aos docentes do CMACF a criação de um instituto de pesquisa e um prédio para localização deste instituto, onde médicos, fisiologistas, farmacologistas, biólogos, físicos, químicos, matemáticos, pudessem trabalhar lado a lado desenvolvendo ciências fisiológicas.

Este prédio abrigaria também o CMACF e os laboratórios dos docentes do CMACF, cujas sedes anteriores tornavam-se inadequadas para o crescimento daquela Pós-Graduação. O ISCB, portanto, surgiu como uma necessidade e uma demanda de interesses e angústias de professores pesquisadores do recém criado Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas.

Ao longo destes anos de sua existência, o ISCB vem amealhando uma série de vitórias como a aprovação de muitos projetos de pesquisa em âmbito estadual e nacional, a melhora numérica e qualitativa de suas publicações, a qualidade de sua colaboração com o ensino de graduação e pós-graduação.

Hoje, onze anos após sua inauguração, o ISCB vive três grandes vitórias.

Em primeiro lugar, vivemos o primeiro ano de realização de um dos seus grandes sonhos, a criação de Doutorado em Ciências Fisiológicas e a transformação do CMACF em Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF). Este é um fato que nos coloca em particular estado de júbilo e comemoração.

Em segundo lugar comemoramos a licitação do Biotério da UECE, concebido para também atender UVA e URCA, que será instalado aqui no campus Itaperi. A instalação deste Biotério representa o obtenção de um objetivo pelo qual o ISCB batalhou desde sua fundação.

Em terceiro lugar, sendo um instituto dedicado a ciências biomédicas, ele mantém um grande interesse em todos os cursos de graduação da área da saúde e uma parceria especial com o Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UECE.

No âmbito deste interesse comemoramos também o fato de o Curso de Medicina da UECE, ao qual os pesquisadores do ISCB têm dado grande apoio, ter sido classificado, em ranking classificatório realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, como o 17º melhor curso de Medicina de todo o Brasil. Todos os que fazem o ISCB sabem da prolongada e, às vezes, quase desanimadora luta que foi a obtenção destes objetivos!

Assim, por ocasião deste 11º aniversário do ISCB, a sua Diretoria se congratula com todos aqueles que o constituem pelo denodo na luta e pelas vitórias obtidas; a todos agradece penhoradamente.

A Diretoria agradece também às varias instâncias hierárquicas da UECE que têm dado apoio incondicional e decisivo ao ISCB, com destaque à Administração Superior e ao nosso grande parceiro, o CCS.

Por fim, aproveitamos esta oportunidade para reafirmar o compromisso do ISCB com as ciências biomédicas e com os ideais e objetivos da UECE.