Instituto Myra Eliane lança Concurso de Monografias “O Cearense 2018” na Uece

6 de março de 2018 - 19:06 #

alt

Lançado na tarde desta terça-feira, 06 de março, na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Concurso de Monografias “O Cearense 2018 — uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso”. O certame é promovido pelo Instituto Myra Eliane. A iniciativa busca resgatar a cultura e a memória histórica do livro de Parsifal Barroso, lançado inicialmente no fim da década de 1960. A apresentação do projeto contou com a presença do reitor da Uece, Jackson Sampaio, e do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso.

O concurso é realizado em parceria com a Uece e outras universidades cearenses. Podem participar estudantes matriculados em cursos do nível superior de qualquer universidade brasileira, seja ela pública ou privada. Durante a apresentação, Jackson Sampaio fez um breve histórico da distribuição dos campi da Uece no Ceará e elogiou a iniciativa de realizar o concurso.

Os autores das redações classificadas nos três primeiros lugares receberão a seguinte premiação: 1º lugar – R$ 10 mil e iPhone; 2º lugar – R$ 5 mil e Notebook; 3º lugar – R$ 3 mil e iPad.

“Com esse concurso, queremos estimular o talento de universitários e pesquisadores em diversos campos do conhecimento, em especial os de história, sociologia e antropologia e, ao mesmo tempo, homenagear o intelectual e ex-governador do Ceará José Parsifal Barroso, que, em seu livro O Cearense, de 1969, lançou o conceito de cearensidade”, explica Igor Queiroz Barroso.

alt

Regulamento

Para participar do concurso, a monografia deve ser no estilo ensaio, inédito e em qualquer plataforma de publicação – analógica (livro e outros) ou digital. Cada participante poderá inscrever somente um texto. A monografia deverá fazer referências e, mesmo, ampliar abordagens de aspectos do livro O Cearense, de Parsifal Barroso.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de março de 2018 no site ocearense.com Os trabalhos devem ser enviados até 30 de maio de 2018 via internet e uma cópia impressa deve ser enviada para a sede do Instituto Myra Eliane – localizada na avenida Desembargador Moreira, 2120, sala 504, CEP 60.170-002 , Aldeota, Fortaleza (CE).

O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016 com base em Fortaleza (CE) com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer estrutura pedagógica através de sua franquia social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.

Estavam presentes ao evento a diretora do Instituto Myra Eliane, Valéria Serpa;  o chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira Neto; o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros; e a assessora de Comunicação, Fátima Serpa.

Confira o regulamento completo em http://bit.ly/2EWhd6V.