Professores da UECE farão palestra sobre mudanças climáticas no Semiárido

5 de dezembro de 2012 - 16:09

“Mudanças climáticas no Semiárido Brasileiro” é o tema da palestra desta sexta-feira, dia 07/12, no Programa Semiárido em Foco, realizado às 10h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande (PB). O Semiárido em Foco é um programa de caráter permanente que tem como objetivo difundir e popularizar pesquisas e conhecimentos acerca do Semiárido brasileiro, além de constituir uma das ações do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro, em fase de implementação pelo Instituto.

Os convidados desta semana serão os professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Emerson Mariano da Silva e Alexandre Araújo Costa, que abordarão questões relacionadas às mudanças climáticas no Semiárido brasileiro.

 

 

Os palestrantes coordenam o Projeto Modelagem Climática Regional e Aplicações em Energias Renováveis: Variabilidade e Mudanças Climáticas (MOREA) e a palestra faz parte de um esforço recente de aproximação celebrado entre ambas as instituições através de um Acordo de Cooperação Técnica que visa implementar ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

 

 

O Semiárido brasileiro apresenta-se como vulnerável à variabilidade climática que, a depender da época do ano, pode apresentar longas estiagens ou uma quadra chuvosa com precipitação muito acima da média, o que geralmente acarreta fortes impactos socioeconômicos em diversos setores, principalmente na agropecuária. Neste contexto, é fundamental obter informações de projeções climáticas e seus impactos sobre a região em cenários futuros. Assim, o objetivo da palestra consiste em analisar quais seriam as mudanças climáticas para o Semiárido brasileiro em um cenário onde as concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera aumentam paulatinamente devido à atividade antrópica.

 

Fonte: MCTI