Iniciado semestre letivo 2016.2

13 de março de 2017 - 14:54

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início ao semestre letivo 2016.2 com a Semana de Integração, realizada no período de 6 a 10 de março. Foi um momento para marcar a retomada das atividades acadêmicas dos graduandos veteranos e recepcionar os novatos, integrando-os à nova etapa de formação.

Durante os cinco dias os calouros foram recebidos com programação preparada pela Administração Superior da Uece, pelos Centros e Faculdades e pelas coordenações de cursos.

Para iniciar a programação especial, os estudantes, novatos e veteranos, foram recebidos com a abertura da Semana de Integração, que teve como tema Os desafios da Educação Brasileira nos Dias Atuais. O evento foi realizado segunda-feira (6), no Auditório Central, no Campus Itaperi, para os alunos das unidades de Fortaleza, e nos demais campi da Uece para os estudantes do interior do Estado.

Na capital cearense, a cerimônia aconteceu em dois diferentes horários para que fosse possível alcançar os alunos de todos os turnos. Pela manhã, a cerimônia foi presidida pelo reitor Jackson Sampaio. À noite, a ocasião teve a frente o vice-reitor Hidelbrando dos Santos Soares.

alt

Ao apresentar a Instituição e fazer um breve histórico da Uece, considerando que a Universidade atende a maior parte de seus alunos em cursos noturnos, o reitor destacou: “Somos uma grande universidade popular para trabalhadores e filhos de trabalhadores, que somente podem estudar a noite. Outra marca da Uece é o seu pioneirismo na interiorização do ensino superior no Estado”, disse Jackson Sampaio.

“Outra grande conquista da Uece, ao longo de seus 42 anos, é que nos tornamos uma das maiores formadoras de professores do Estado. Então quando o Ceará atinge níveis considerados satisfatórios na educação, é bom sempre relacionarmos isso às universidades públicas, entre elas, a Universidade Estadual do Ceará, que é grande formadora dessa mão de obra qualificada de professores nesse Estado”, enfatizou Hidelbrando.

alt

O vice-reitor ressaltou também uma das conquistas mais recentes. “Nos últimos 20 anos temos importantes vitórias. Uma delas é o fortalecimento da pós-graduação, em particular Stricto Senso, e, portanto, nos tornamos mais fortemente uma universidade também da pesquisa. Eu diria que nesses 42 anos nós fechamos o ciclo do significado amplo do que é a universidade, local do conhecimento, do ensino, da pesquisa e da extensão”.

alt

Pata o pró-reitor de Graduação, professor Jerffeson Teixeira de Souza, é importante chamar os estudantes para sua responsabilidade. “Vocês fazem parte de um seletíssimo grupo de jovens que tiveram a oportunidade de ingressar numa universidade pública da qualidade da Universidade Estadual do Ceará. Esse é um espaço muito rico de formação não só acadêmica. (…) A Universidade é um espaço de formação cultural, é um espaço de formação política, é um espaço onde todos podem e devem fazer parte de forma ativa”.

O evento contou também com a participação de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Jessilene Rabelo Bezerra esteve pela manhã e Karina Santos Lima da Cunha, à noite. Ambas as alunas convidaram os novos colegas a participarem dos processos institucionais e falaram sobre o principal objetivo do DCE na Universidade. “O DCE tem o papel de representar e defender os interesses dos estudantes”, esclareceu Jessilene.

alt

Os alunos, especialmente os calouros, trazem consigo grandes perspectivas. “Minhas expectativas vão além de me formar, quero ter uma vida acadêmica ativa. Questionar, participar, articular, sair da sala de aula e conhecer a universidade como um todo. Participar dos movimentos sociais, por que assim você cria uma mente política, uma mente crítica, social, solidária, aberta às novas discussões e oportunidades”, exprimiu o aluno do curso de Pedagogia, José Honorato.

alt

Dando destaque ao tema da Semana, o evento prossegiu com as palestras “Desafio da Educação Pública Brasileira nos Dias Atuais”, ocorrida pela manhã e ministrada pelo docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís Távora Furtado Ribeiro; e “Reforma do Ensino Médio”, que aconteceu à noite, com a professora da Uece, Eloísa Maia Vidal.

alt

A abertura da Semana de Integração contou também com apresentações artístico-culturais realizadas pela Orquestra Transversal da Uece, sob a direção do professor Heriberto Porto; pelo grupo de teatro PesquisAtores, com o espetáculo Off Eu; e pelo grupo Félix Quarteto.

Estiveram presentes nas cerimônias a chefe de gabinete da Reitoria, pró-reitores, diretores de Centros e Faculdades, coordenadores de cursos e professores.