Iniciado o curso Formação para Docência e Gestão para Educação das Relações Étnico-Raciais
26 de agosto de 2025 - 14:54
O curso de extensão Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola teve início nesta segunda-feira, 25 de agosto, com uma cerimônia virtual transmitida pelo YouTube. O evento contou com a presença do diretor da Diretoria de Educação a Distância da Capes, do reitor da UFSJ e de outras autoridades.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Capes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), sendo coordenada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O curso está sendo oferecido em 43 instituições de ensino superior de todo o país. Entre elas, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destaca como a quarta instituição com maior número de participantes inscritos: 3.342 estudantes.
Com carga horária de 120 horas, o curso é estruturado em quatro módulos:
– Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro
– Culturas e Territorialidades
– Educação Antirracista na Prática
– Gestão Democrática para a Diversidade
A proposta reforça a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica, abrangendo os níveis fundamental e médio.
O objetivo central é fortalecer o letramento racial de profissionais da educação básica, além de contribuir para a formação de professores(as) e gestores(as) de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ).
A gravação da cerimônia de abertura está disponível no canal da TV UFSJ no YouTube. Clique aqui para assistir.