Inaugurado na Uece o Núcleo de Estudos Ambientais

2 de agosto de 2023 - 17:07

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou mais um equipamento de pesquisa e de inovação: o Núcleo de Estudos Ambientais (NEA). O evento aconteceu no prédio do NEA, no campus Itaperi, no último dia 31 de julho.

O NEA é um centro de ensino, pesquisa e extensão de pós-graduação multidisciplinar voltado para a preservação ambiental e aproveitamento dos recursos naturais do Semiárido e Litoral Nordestino e está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (ProPGPq). O Núcleo realizará atividades de pesquisa e extensão junto a empresas públicas e privadas de alcance regional, nacional e internacional, com o monitoramento ambiental e o desenvolvimento de produtos e de processos a partir de recursos naturais.

Atualmente, o NEA é composto por seis laboratórios de pesquisa, em que as atividades já estão em andamento. Além das salas destinadas aos laboratórios, o prédio abriga um auditório, uma recepção e um laboratório de informática.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o NEA se soma a um conjunto de equipamentos de tecnologia e de pesquisa para o fortalecimento do ambiente de inovação na Universidade. Isso porque os estudos desenvolvidos nesses laboratórios agora têm um espaço ainda mais adequado às atividades que irão tornar mais robusta a produção de conhecimento científico e tecnológico produzido na instituição em função do bom serviço público à sociedade”.

A coordenadora do Laboratório de Prospecção de Produtos Naturais e Sintéticos, professora Selene Maia de Morais, agradeceu aos que trabalharam para a existência do NEA e destacou a construção do equipamento como uma grande conquista da Uece para as pesquisas na área, que contam com uma estrutura ainda mais qualificada para serem desenvolvidas.

O NEA ocupa uma área total de 684,78 m2 e teve um aporte financeiro total de R$ 2.555.720,87 milhões de reais, sendo R$ 1.345.829,36 de recursos estaduais e R$ 1.209.891,51 de recursos federais.

Laboratórios do Núcleo de Estudos Ambientais

Laboratório de Biologia Vegetal (LABIV)
Laboratório de Nanobiotecnologia Ambiental (LANA)
Laboratório de Bioprospecção e Monitoramento de Recursos Naturais (LBMRN)