Inauguradas as novas instalações da Editora da UECE

27 de outubro de 2011 - 20:01 #

A solenidade de inauguração das novas instalações da Editora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi marcada pela palestra proferida pela professora Dra. Cláudia Leitão, Secretária Executiva de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MINC), que versou sobre o tema “Economia criativa e prováveis relações com as Editoras”. Presidido pelo Reitor Assis Araripe, o evento ocorreu no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi no último dia (25/10). Na ocasião, os professores Luiz Cruz Lima e Lucili Grangeiro Cortez foram homenageados com uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à Editora (EdUECE) da Instituição. O Quarteto de Cordas Daleruam, coordenado pelo músico Daniel da Silva Barros fez a apresentação musical, que agradou a todos os presentes.

Após a palestra, foi descerrada a placa de inauguração do novo empreendimento da UECE, feita pelo Reitor Assis Araripe, pelo Secretário Executivo da SECITECE, que no ato representava o Governador Cid Gomes, Pedro Freire Castelo, pela Secretária Executiva de Economia Criativa do MINC, Cláudia Leitão, pela coordenadora da EdUECE, Liduína Farias e pelos professores Luiz Cruz Lima e Lucili Grangeiro Cortez. Estavam ainda presentes, o professor Paulo Cesar Barbosa, representando a Reitora da UNIFOR, Fátima Veras, o Pró-Reitor de Extensão da UFC, Salvador Rocha, o Diretor e Editor da Fundação Vingt-Un Rosado, Caio Cesar Muniz, o Vice-Reitor da UECE, Antonio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores de Planejamento, Vladimir Spinelli, de Pós Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Extensão, Celina Ellery, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda, de Administração, Luís Carlos Dodt, a Pesquisadora Institucional, Socorro Osterne, Diretores de Centros e Faculdades, professores, alunos e servidores.

Todo trabalho de orientação técnica para a organização da EdUECE foi de sua diretora, professora Liduína Farias e sua equipe.  As novas instalações físicas e as alterações regimentais permitirão à Editora acompanhar o crescimento das demandas por publicações ampliando sua finalidade: a publicação de obras do conhecimento científico, cultural e didático produzido pela UECE, ou fora da Instituição, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos e intelectuais. Redefine-se também a linha editorial e, deste modo, criam-se três selos: Teses e Dissertações, Memórias da UECE, Universidade/Sociedade (detalhes na página da UECE).  Além disso, a Editora presta apoio institucional às Revistas Científicas dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu, cujos editores são professores (Filosofia, Linguística, Políticas Públicas, Veterinária, Rede Nordeste de Biotecnologia).

Com vários lançamentos de livros, destacando-se o I, II e III Lançamentos Coletivos de Livros da EdUECE e a I, II e III Mostras de Livros da EdUECE, a Editora já conta com aproximadamente 350 títulos e 6.200 volumes, de distribuição local, nacional e internacional, através de livrarias próprias, sendo uma no Campus do Iatperi e outra virtual (www.istimus.com.br/eduece), além de contratos de consignação com livrarias de vários estados da federação.