Inaugurada Reforma do Campus Fátima da UECE

28 de novembro de 2017 - 13:39 #

Foi inaugurada no último dia 20 de novembro, pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, a reforma do Campus Fátima, onde funciona parte do Centro de Humanidades (CH), da UECE. A solenidade contou com a participação do vice-reitor, Hidelbrando Soares, que segundo o reitor, Jackson Sampaio, “ quem trabalhou muito e acompanhou de perto, toda essa reforma, cuidadosa e criteriosamente, foi o nosso vice-reitor, Hildelbrando Soares”.

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio, destacou “este é um momento de alegria para todos nós que fazemos a Uece. “Nos últimos três anos de intensa movimentação de obras, tudo começou com o peso do Núcleo de Cultura, Cidade e Linguagem (CCLIN), a primeira parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do MCTI, para infraestrutura em pesquisa na áreas das Humanidades, daí seguiram-se o completo resgate desse patrimônio que é o campus de Fátima”, ressaltou o titular da UECE.

A diretora do Centro de Humanidades (CH), Adriana Barros, falou “este é um momento marcante na minha vida profissional, pois sinto-me honrada em dirigir o CH nesta ocasião, aproveito para agradecer todos vocês dirigentes, professores, servidores e alunos pelo carinho e empenho dado ao nosso CH, sei como foi difícil fazer uma reforma dessa envergadura sem suspender o nosso trabalho.

Na fala do Vice-reitor, Hidelbrando Santos, “para reforma do empreendimento foram investidos pelo Governo do Estado do Ceará cerca de R$ 1.708.125,66, no prédio e na aquisição de móveis e equipamentos, pinturas, mudança de pisos, abrangendo quase 70% da área construída do Campus Fátima, com reestruturação de fachadas, salas de aula, banheiros, telhados, padronização da sinalização, instalações elétricas, instalação de grupo gerador de energia e instalação de rede de fibra ótica, para possibilitar wifi.”

No projeto de Instalação Elétrica (ILPE) foram investidos pelo governo federal oriundos do Convênio denominado “Apoio à Infraestrutura de Pesquisa da UECE 2 – FINEP/IEPRO/FUNECE R$ 576.378,88, e a instalação do NETCAMPI: Integração da Rede de Informação dos Campi da UECE para Potencializar os Arranjos de Pesquisa investimento orçado na ordem de 28.216,37 – Projeto Amplo: Inteligência Comunicacional e Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Estratégicas – Incipares – Convênio firmado entre FINEP/IEPRO/FUNECE, respectivamente. A Empresa Salinas Empreendimentos & Construções LTDA foi responsável pela reforma do campus Fátima.

O Campus Fátima abriga os cursos de Graduação de Letras e Filosofia (que somam 2.441 universitários matriculados), dois Mestrados Acadêmicos, o de Linguística Aplicada e o de Filosofia, um Doutorado em Linguística Aplicada, um Mestrado Profissional em Letras, duas Especializações, uma em Língua Portuguesa e outra em Semiótica, e o Núcleo de Línguas Estrangeiras que tem atualmente 1.322 alunos matriculados nos oito cursos de Línguas, incluindo o de Libras e, a partir de agora, o de húngaro.

O Campus Itaperi abriga os outros quatro cursos de graduação do Centro de Humanidade (CH): Música, História, Psicologia e Ciências Sociais. Na pós-graduação, tem-se o Mestrado em História e o Programa de Mestrado/Doutorado em Sociologia.

A brilhante apresentação musical ficou a cargo do Grupo de Flautas que compõem a Orquestra Transversal da UECE, coordenada pelo professor Heriberto Porto.

O evento contou com as presenças dos pró-reitores, do chefe de gabinete, de ex-diretores do CH, de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, demais professores, alunos e servidores.