Inácio Arruda toma posse na SECITECE

3 de fevereiro de 2015 - 19:39 #

Inácio afirmou compromisso no fortalecimento da CT&I e Educação Superior

Em sua cerimônia de posse como novo titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda anunciou que irá lutar para que o Ceará seja totalmente coberto pelo Cinturão Digital e ainda que haja a instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no Estado. O novo secretário discursou em solenidade nesta segunda-feira (2 de fevereiro) na sede da Secitece, para um grande público formado por autoridades, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de representantes de instituições de Ciência e Tecnologia, comunidade acadêmica, setores empresarial e produtivo, entidades de classe e servidores.

O novo secretário foi saudado pelo ex-titular da Secitece, René Barreira, que fez um breve balanço da gestão anterior e disse ter absoluta convicção de que, com o apoio do governador Camilo Santana e do ministro Aldo Rebelo, Inácio Arruda fará um excelente trabalho não apenas na Secitece, mas também na liderança do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior e Profissional. “Este sistema não tem um fim em si, ele é meio, é instrumento para promover a melhoria da qualidade de vida do nosso povo e Inácio vai saber liderá-lo com vistas ao seu fortalecimento”.

O ministro Aldo Rebelo frisou o atual momento do Brasil, que está entre a sétima e oitava posição dentro das economias mundiais e em terceira em competitividade nos ramos da pecuária e agricultura. No entanto, ainda ocupa posição de desconforto quando se trata do desenvolvimento de sua CT&I. “Mas nós temos uma civilização de muita ousadia e criatividade, sobretudo a cearense, de grande contribuição para o desafio do Brasil de inovar”, disse o ministro, lembrando de nomes como Expedito Parente, pesquisador cearense conhecido como o “pai do biodiesel”, e enfatizando ainda o excelente desempenho dos jovens do Ceará em escolas de Tecnologia em todo o Brasil.

Inácio Arruda irá receber total apoio do MCTI, através da Finep e do CNPq, de acordo com o ministro. “Essa juventude carrega a disciplina e a persistência, que são valores construídos pelo exemplo. A Secitece vai contar com uma matéria-prima promissora, que é o povo cearense. Este povo vai ajudar o Brasil a encontrar soluções para os grandes desafios e também para sua economia local”.

União de esforços

Em sua fala, o novo secretário enfatizou a importância do trabalho conjunto entre academia e setor produtivo para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. “Temos uma responsabilidade conjugada, precisamos ser um corpo só. Nós formamos um time. O conhecimento precisa virar algo palpável para a sociedade”. Inácio deverá buscar não só o MCTI para o apoio no desenvolvimento da CT&I e Educação Superior, mas também o Ministério da Educação, na pessoa do ministro Cid Gomes.

Em seu discurso, Inácio também reconheceu o trabalho dos ex-titulares da Secitece, referindo-se aos antigos secretários da pasta, como René Barreira, Jurandir Picanço, Hélio Barros e Ariosto Holanda. “É sobre os ombros desses companheiros que vamos caminhar. Pegar este legado, conservar e a partir dele fazer ainda mais. Compartilhar o trabalho com as instituições vinculadas, dentre elas nossas universidades, que são as ‘joias’ do nosso povo”.

alt

Entre os presentes à solenidade estavam o reitor da Uece, Jackson Sampaio, o reitor da UFC, Jesualdo Farias, a reitora da Urca, Otonite Cortez, a vice-reitora da UVA, Isabelle Mont’alverne, além do presidente da Fiec, Beto Studart, do deputado federal Chico Lopes e do titular da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza, Tarcísio Pequeno.

Sobre a Secitece

Criada em 1993, a Secitece tem como objetivos planejar, fiscalizar, coordenar e supervisionar as atividades pertinentes à educação superior, à educação profissional, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico do Estado. Para isso, envolve órgãos de governo federais, estaduais e municipais, instituições públicas e privadas de ensino e setor empresarial com missão de gerar divisas, emprego e crescimento para todo o Ceará. São instituições vinculadas a Secitece as universidades estaduais (Uece, Urca e UVA), Funcap, Funceme, Nutec e Instituto Centec.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SECITECE