Implantação do novo Sistema de Controle Acadêmico avança com o novo módulo de oferta

9 de outubro de 2024 - 09:47

A disponibilização do novo Sistema de Controle Acadêmico (SisAcadG) avança dentro do planejado e alcança marco importante, com a entrega do módulo de oferta. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Uece, o módulo permitiu, pela primeira vez, que os Coordenadores dos cursos presenciais de graduação da Uece tivessem a possibilidade de elaborar as ofertas de disciplinas para o semestre 2024.2 de forma online com auxílio do sistema.

A elaboração da oferta, que até agora era feita exclusivamente de forma manual em papel, agora pode ser realizada através de uma nova funcionalidade no SisAcadG. Essa autonomia era demanda antiga por parte dos coordenadores e os novos fluxos de trabalho foram elaborados de forma participativa.

O sistema possibilita a edição da oferta do semestre anterior para aquele curso/matriz curricular para o Coordenador fazer as adequações para o novo semestre, removendo e incluindo a oferta de disciplinas e editando as vagas, horários e professor responsável, se houver necessidade.

O sistema é aderente à legislação vigente em relação a horários de aulas (Resolução 2024/97) e outras validações realizadas automaticamente, por exemplo em relação à oferta de disciplinas do mesmo semestre na matriz, em conflito de horários. Com isso, o sistema contribui na elaboração de ofertas mais consistentes, auxiliando o Coordenador nesse processo complexo. Concluído o processo, o Coordenador envia a oferta para homologação do DEG/Prograd para finalmente ser implantada e disponibilizada na matrícula dos discentes.

Para a professora Elidia Veríssimo, Vice-coordenadora do Curso de Música e Coordenadora do Curso de Artes Visuais EaD: “A proposta da implantação do SisacadG para as coordenações realizarem suas próprias ofertas nos deu mais autonomia e liberdade de fazer ajustes, caso necessário, durante o período da oferta. Inclusive nos beneficiamos de implantar em nossa própria casa sem precisar de deslocamento para acessar o sistema na Uece. Também tem a questão da economia de tempo que antes tínhamos em preencher o antigo formulário enviado pelo DEG e nos deslocarmos até a Uece para a implantação e depois fazer a conferência dos dados. O sistema é fácil de manusear e acredito que futuramente o processamento durante a implantação dos dados da oferta irá ficar mais rápido.”

Nesse primeiro momento em que a adoção da funcionalidade pelos coordenadores foi opcional, foram elaboradas com auxílio do sistema 26 ofertas correspondentes a 19 cursos, os quais pertencem a 10 Centros/Faculdades. O Detic, juntamente com o DEG, ofereceu treinamento a servidores e coordenadores, assim como um plantão de atendimento personalizado durante uma semana, tirando dúvidas e dando todo o suporte necessário para superar as dificuldades e fazer ajustes no sistema para melhor atender às especificidades. “A parceria entre os setores envolvidos: DEG/ Prograd, Centros Acadêmicos e as Coordenações que estão participando ativamente desse processo vem sendo fundamental para alavancar essa profunda mudança na busca da melhoria dos processos acadêmicos, tornando-os mais ágeis e seguros”, pontua o diretor do Detic, professor Francisco Carlos de Mattos.