III Encontro Regional de Pesquisa Operacional

18 de novembro de 2009 - 15:12 #

O III Encontro Regional de Pesquisa Operacional (ERPO) será realizado em Fortaleza, nos dias 19 e 20 de novembro, no Hotel Magna Praia, no horário das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. O encontro será presidido pelos professores Marcos Negreiros, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Rodrigo José Pires Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). O III ERPO é um evento anual que tem sede em um estado do Norte e Nordeste, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e pelas universidades locais. Este encontro é encabeçado pela UECE e conta com apoio do CNPq e FUNCAP.  As Empresas GRAPHVS e Donizete Alimentos patrocinam o encontro.

O evento conta com as presenças dos principais pesquisadores nordestinos desta área, e ilustres palestrantes convidados como Henrique Pacca Luna, Airton Xavier, Nélio Pizzolato, Adilson Xavier, Lauro Facó, Luiz Satoru Ochi, Anilton Salles Garcia, Manoel Campello, Daniel Aloise (UECE, UFAL, UFC, UFRJ, PUC-RJ, UFF, UFES). As palestras discorrerão sobre importantes temas ligados a Logística, Produção, Saúde, Eletrificação com Aerogeradores e Matemática da Otimização. O encontro também irá promover a discussão de trabalhos provenientes do Norte-Nordeste e de outras regiões do país.

A Pesquisa Operacional (PO, OTIMIZAÇÃO) é uma subárea da Engenharia de Produção (Conforme classificação do CNPq), que atua principalmente no desenvolvimento, avaliação e aplicação de Modelagem Matemática dos diversos problemas da sociedade, tais como: organização de indústrias e processos industriais, otimização de processos de telecomunicações, avaliação de processos e eficiência de organizações Jurídicas/ estatais/privadas, controle de doenças (dengue, AIDs, Leptospirose, e outras), coleta de lixo (urbana, seletiva), roteirização de veículos e minimização do uso de frotas, desenho e gerenciamento otimizado de cadeias logísticas e de transporte, minimização no corte de peças industriais (calçados, chapas de ferro, tecido), eficiência nos processos e acompanhamento da evolução de projetos  construtivos através de PERT/CPM, escala de aeronaves, trens e ônibus, dimensionamento de filas (call center, clínicas médicas, bancos), seleção de carteiras de investimento (bancos e mercado financeiro), desenho de redes de comunicações, e muitas outras.

A PO é uma excelente ferramenta de otimização dos recursos escassos, e dependendo do problema que enfrenta, pode ser utilizada através de planilhas EXCEL (SOLVER) e outras de uso livre ou pagas, disponíveis no mercado. O profissional de PO é diferenciado, geralmente possui alta especialidade com mestrado e doutorado. Este profissional nasce das áreas das engenharias, exatas (matemática, estatística, física, computação), administração e economia.

Esses profissionais são ainda muitos professores e técnicos das universidades, estão ocupados com o desenvolvimento de novas técnicas para encontrar soluções cada vez melhores para os mais diversos problemas da sociedade, e se especializam em identificá-los formalmente, propor soluções que visam melhorar o desempenho de setores de uma empresa, e possivelmente soluções completas que podem ser consolidadas em softwares chamados de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), que são utilizados sistematicamente no sentido de monitorar, otimizar ou mesmo planejar de forma ótima (Matematicamente Provado) as tarefas de gerenciamento dos recursos.

No estado também existem vários grupos importantes na UFC, Computação – Manoel Campello, Rafael Andrade e Ricardo Cordeiro (Mestrado e Doutorado); Produção e Logística – José Lassance (Mestrado). Na UNIFOR, outro grupo importante comandado pelo Prof. Plácido Rogério (Mestrado), completando-se assim os principais grupos atuantes na PO do estado.  A partir destes grupos, muitos cearenses já saíram para cursar doutorado e mestrado em escolas como Georgia Tech e Rutgers (USA), Universitè de Montreal e University of Ottawa (CANADÁ), Universitá de Bologna (Itália), COPPE-UFRJ, PUC-RJ, USP-IME, UNICAMP, INPE, LNCC e muitas outras importantes universidades com cursos nível 6-7 no conceito da CAPES.

A PO no Nordeste tem se organizado no último ano através das universidades. No Ceará a UECE possui três grupos de PO encabeçados respectivamente pelos professores Antônio Clécio, Geraldo Valdísio, Gustavo Augusto, Jerffeson Teixeira e Marcos Negreiros, que desenvolvem trabalhos ligados a Otimização Combinatória, Análise de Envoltória de Dados, Mineração de Dados e outros. Na UECE o trabalho vem sendo conduzido através de vários projetos para a Saúde (Dengue), Coleta de Lixo, Área Jurídica, Energia, Telecomunicações e outras. A UECE possui dois mestrados (Acadêmico e Profissional), este último em parceria com o IFECT-CE, com linha específica em Sistemas de Apoio a Decisão (Profissional) e Métodos Quantitativos (Acadêmico).

As inscrições para o ERPO podem ser feitas através da página http://www.sobrapo.org.br/erpo/ onde também podem ser vistos maiores detalhes sobre o evento.