Idosos comemoram seu dia em 1º de outubro

28 de setembro de 2012 - 13:56 #

 

 

Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional e Nacional do Idoso. A celebração em nível mundial deve-se ao fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter instituído a data. No Brasil, foi em resultado de uma lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2006.

 

A ONU divide os idosos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos); idosos jovens (entre 65 e 79 anos – ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos).

 

No Brasil, são cerca de 15 milhões de pessoas idosas e estima-se que daqui a 20 anos, essa população deve dobrar.  

 

O Ceará tem a quinta maior população de idosos, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011. Segundo o estudo, existe 1,089 milhão de idosos em todo o Estado, o que representa 12,6% da população.

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) dispõe de vários cursos de graduação e de pós-graduação, oferecidos pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), que ajudam, direta e indiretamente, a promover o bem-estar social e físico dos longevos.

 

Veja lista abaixo e clique nos links para saber mais:

 

Doutorado próprio

Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde

 

Doutorado em Associação Ampla de IES-UECE/UFC/UNIFOR

Saúde Coletiva

 

Mestrados

Nutrição e Saúde

Saúde da Família

 

Especialização (Pós-Gradução Latu Sensu)

Enfermagem Clínica: Aspectos Farmacologicos e Patologicos do Cuidar

Saúde do Idoso