I Semana do Meio Ambiente do MHNCE recebe mais de 700 participantes

23 de junho de 2022 - 15:13

O mês de junho iniciou com a bem-sucedida I Semana do Meio Ambiente do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, localizado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti. Com mais de 100 inscritos nos eventos da programação científica, a Semana contou com 13 palestras, 2 mesas-redondas, 4 oficinas, 1 trilha e 1 exposição aberta ao público durante os 4 dias de evento.

Entre os presentes na programação científica, estiveram graduandos e pós-graduandos de diversas instituições de ensino superior, além da Uece. Visitaram o Museu estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro Universitário Uninta, além de pesquisadores e gestores dessas universidades, da Fiocruz Ceará, da Fiocruz Portugal, do Museu do Ceará, da ONG Aquasis, do Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA), do criadouro Sítio Tibagi, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.

Participação da Educação Básica

Através da parceria consolidada com a gestão da APA da Serra de Baturité, o MHNCE recebeu a doação de 100 mudas nativas da região cultivadas pela APA, que foram distribuídas entre comunidade local, professores e estudantes do ensino médio da Escola EEMTI José Nilton Salvino Franco de Caridade. As mudas foram utilizadas em aulas práticas sobre botânica e foram plantadas. Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de uma pesquisa sobre a percepção da visita ao museu.

Abrangência do evento

O público da exposição foi estimado em aproximadamente 750 pessoas, de 42 cidades e 12 estados. Foram agendadas visitas de 16 escolas dos municípios de Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Caridade, abrangendo turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da Educação Técnica e Profissional e da Educação de Jovens e Adultos.

O professor Rodrigo Gonzalez, curador da coleção de Herpetologia do MHNCE, destaca que “a exposição atraiu um público bastante heterogêneo, pois muitas famílias locais e turistas que frequentam a Serra nos fins de semana vieram visitar a nossa exposição. Nossa equipe, inclusive, observou que diversas pessoas voltavam à exposição várias vezes, trazendo novos visitantes para apreciá-la.”

Saiba mais

O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE) fica localizado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ao todo, o Museu tem um acervo com cerca de 7 mil peças de plantas, fósseis, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos.

Instagram: @museu.hnce

E-mail: mhnce.diasdarocha@uece.br

Com fotos do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE).