I Mostra de Cinema Ibero-Americano inicia nesta quarta (26/06)

26 de junho de 2024 - 10:52

A I Mostra de Cinema Ibero-Americano inaugura o acordo de cooperação institucional estabelecido entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Cervantes (Espanha), no âmbito das ações de internacionalização acadêmica, e conta com a parceria do Cine São Luiz.

Os quatro filmes que compõem esta mostra, resultantes de produções recentes do cinema argentino, colombiano, mexicano e dominicano, por vezes em coprodução com a Espanha, obrigam os telespectadores a ver como é difícil viver e realizar os sonhos e ideais que as pessoas forjam, ainda que estes sirvam apenas para poder empreender o dia-a-dia.

A tensão e a dor sofridas pelas protagonistas de Miriam Miente ou O Outro Tom revelam como as mulheres são as primeiras vítimas dos desequilíbrios sociais e das novas formas de se relacionar, no primeiro caso, mas também da violência e da dificuldade de lidar com distúrbios psicológicos e emocionais, no segundo. O ambiente de trabalho e os seus conflitos na gestão dos recursos humanos é um dos temas de Planta Permanente, filme em que fica evidente como os conflitos laborais

se deslocaram para espaços mais invisíveis, mas não menos injustos. Por fim, em Pizarro desenvolve-se uma abordagem da memória histórica colombiana a partir do protagonismo compartilhado da protagonista e de seu pai, um comandante assassinado após a assinatura dos acordos de paz.

Após as exibições dos filmes, debates de no máximo 1h, reunirão convidados e plateia na elaboração de questões tão universais, sob o ponto de vista da realidade atual.

Confira programação completa.