I Jornada Pedagógica do Integração Uece marca ciclo formativo de monitores e articuladores
1 de julho de 2025 - 11:34
Entre os dias 1º e 11 de julho de 2025, o Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus Itaperi, será palco da I Jornada Pedagógica do Programa Integração Uece. O evento marca um novo momento no fortalecimento da formação continuada de monitores do Programa e de articuladores das escolas conveniadas, reafirmando a missão institucional de unir universidade e escola pública em torno de uma educação transformadora.
Organizada em dois grandes blocos, a programação do evento contempla, na primeira semana, temas essenciais para a atuação nos anos finais do Ensino Fundamental: didática, gestão de sala de aula, cuidados com a voz na docência, mediação de conflitos, aprendizagens socioemocionais e estratégias para propiciar um ambiente escolar acolhedor e eficiente. Já na segunda semana, monitores e articuladores mergulharão nas formações específicas, organizadas por área, abrangendo os eixos da matriz curricular do Integração: Laboratório de Ciências, Jogos Lógicos, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Artes Visuais, Cidadania e Esportes, além da Formação Psicossocial.
Para a professora Iasmin Marinho, coordenadora geral do programa, a jornada é resultado direto da escuta ativa e do acompanhamento cuidadoso realizados ao longo dos primeiros meses de execução. “A nossa I Jornada Pedagógica é fruto de um trabalho realizado em conjunto com a coordenação geral, a coordenação pedagógica e as coordenações de área, que, durante os dois meses de execução do programa, realizaram uma série de observações e de acompanhamento junto aos monitores, levantando temáticas e necessidades formativas. Essas formações fortalecem o elo entre os grupos de monitores e são necessárias para a construção do planejamento colaborativo das nossas sequências didáticas.”
A programação inclui ainda oficinas pedagógicas, palestras com convidados especiais e momentos de socialização de práticas, promovendo o intercâmbio de saberes e o aprofundamento técnico-científico. Para a coordenadora pedagógica do Integração, professora Manuelle Araújo, a Jornada é também tempo de balanço e projeção. “No âmbito da Jornada Pedagógica, partilharemos documentos construídos colaborativamente a partir da escuta de monitores, coordenadores de área e, sobretudo, a partir das vivências e das experiências nesse período de implantação do Programa. Debateremos metas e propostas que contribuam para a melhoria contínua das nossas ações. Será um espaço profícuo de troca e escuta, de formação e confraternização entre toda a equipe do Programa Integração Uece/SME.”
Com certificação de 40 horas, a Jornada Pedagógica integra o compromisso do Programa Integração Uece com a excelência das ações desenvolvidas, promovendo a articulação entre teoria e prática, o engajamento das equipes escolares e o alinhamento com as diretrizes pedagógicas do projeto. É uma ação que pulsa o ideal de uma educação pública mais justa, crítica e colaborativa e que faz da integração entre universidade e escola um caminho possível e inspirador.