I Conferência Inteligência Artificial: Uece destaca proteção da sociedade e dos indivíduos

13 de maio de 2024 - 14:50

Evento conjunto reúne academia, sindicatos e estudantes para debater os impactos da IA

A I Conferência Inteligência Artificial, Sindicatos e a luta por Direitos está prestes a começar, e as expectativas são altas para três dias de debates intensos sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA) e seus impactos na sociedade. O evento, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de maio em Fortaleza contará com a participação de representantes sindicais, acadêmicos e estudantes universitários das sete universidades públicas do estado (Uece, Uva, Urca, UFC, Unilab, IFCE e UFCA).

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participará no dia 17 de maio, sexta-feira, a partir das 18:30, no Auditório da FEAAC – UFC (Rua Marechal Deodoro, 400 – Benfica), com foco na temática “Inteligência Artificial com proteção da sociedade e dos indivíduos”. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, fará a abertura, juntamente com a representante do Fórum em Defesa dos Servidores e diretora SETIBGE, Gisela Colares; e a presidente UEE Ceará, Suyane Vidal.

A programação do dia incluirá uma palestra do renomado professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), que compartilhará suas perspectivas sobre a inteligência artificial com proteção da sociedade e dos trabalhadores. Além disso, os debates contarão com a presença do coordenador da Agência de Inovação da Uece, professor Jerffeson Teixeira; do representante do Fórum de Defesa dos Servidores e coordenador sindical do IFCE, Valdir Arruda; e do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Ceará, Gabriel Oliveira.

Este evento marca um momento crucial de diálogo e colaboração entre entidades sindicais, a academia e os estudantes universitários, visando enfrentar os desafios impostos pela rápida evolução da IA. Com a transmissão ao vivo por mais de 60 entidades e instituições nas redes sociais Instagram, Facebook e YouTube, a conferência busca garantir que todos possam participar virtualmente dos diálogos e debates, contribuindo assim para a construção de um futuro inclusivo e ético no contexto da IA.

Os docentes e discentes da Uece interessados em participar devem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) através do e-mail proex@uece.br ou pelo telefone 31019655.