Hospital Universitário do Ceará recebe visita de reitores de universidades do RN

23 de julho de 2025 - 16:24

Dirigentes gostaram do que viram e ouviram

O vice-reitor da Universidade Estadual Uece, professor Dárcio Teixeira, recebeu grupo de três reitores de universidades públicas do Rio Grande do Norte, para explicar sobre a estrutura de funcionamento dos hospitais universitários mantidos pelo Governo do Estado do Ceará.

A visita ao Hospital Universitário do Ceará (HUC) ocorreu durante toda manhã, da última segunda-feira (21), e contou com as presenças do chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, professor Altemar Muniz; da reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), professora Cecília Raquel Leite; o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), professor Rodrigo Codes; e seu vice-reitor, professor Nildo Dias; do vereador de Mossoró, Thiago Mendes; da assessora parlamentar, Stephanie Cosme; do assessor parlamentar, Arthur Fernandes;  e a assessora da UERN, Luziaria Mastardo; e demais convidados.

Segundo o vice-reitor da Uece, os hospitais universitários da rede pública estadual também são locais de pesquisa e extensão dos professores dos mesmos cursos, para permitir que as inovações tecnológicas sejam incorporadas na gestão dos referidos hospitais. Assim, a estrutura da rede, conforme a legislação, o Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) do Estado, contemplará também as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A diretora geral do Hospital Universitário, médica-cirurgiã e professora do curso de Medicina da Uece, Ivelise Brasil, foi quem guiou toda comitiva, nas dependências do mega equipamento. Ela informou ao grupo de gestores que, além de sua direção-geral, o hospital conta com a gestão da Uece também em sua Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, conforme a Lei Complementar 347/2025, que altera a Lei Complementar no 280/2022, responsável pela criação do Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmica Hospitalar (SICAH/CE).

No Hospital, as vagas para estagiários são preenchidas pelos alunos das universidades públicas, que terão a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento científico nas profissões da área da saúde e afins (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Nutrição, entre outras).

Os reitores visitantes ficaram positivamente surpreendidos com a dimensão do Hospital Universitário no campus Itaperi e aplaudiram o Governo do Estado e a Uece pelas estruturas de regulação que a rede estadual de hospitais universitários montou para garantir seu funcionamento e atendimento à população do estado.

“A experiência cearense nos mostra que é viável, que é necessário e que, com união, diálogo e compromisso com a saúde pública e com a educação, conseguiremos avançar. Saímos daqui mais fortalecidos, mais convictos e com a certeza de que estamos no caminho certo”, explanou a reitora da UERN, professora Cicília Maia. “Foi uma visita extremamente produtiva e inspiradora. Conhecemos de perto a estrutura e o funcionamento do Hospital Universitário do Ceará, vinculado à Uece, e saímos, ainda, com mais convicção de que Mossoró também precisa e merece um equipamento como esse”, pontuou a reitora.

“A visita ao Hospital Universitário do Ceará é uma iniciativa importante no conhecimento de experiências exitosas que podem contribuir para a construção de um projeto compatível com a realidade da nossa região e, assim, realizarmos o sonho de um hospital universitário que atenda a nossa população e contribua para a formação de novos profissionais da saúde”, ressaltou o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes.

Por fim, a diretora Ivelise Brasil, complementando o que disse o vice-reitor, destacou que o hospital não apenas presta atendimento à população cearense, mas também desempenha um papel fundamental na formação de novos profissionais. “A expectativa é que seja o maior complexo de assistência e formação em saúde na atenção terciária, no estado do Ceará, devendo também gerar tecnologia em saúde e pesquisa clínica”, concluiu a gestora.

A visita foi realizada no mesmo momento em que o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, acompanhava o ministro da Educação Camilo Santa e o governador Elmano de Freitas em solenidade de lançamentos de novos benefícios para a unidade de Fortaleza do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está em construção na antiga sede da base aérea.