Grupo Syntagma inicia série de shows nesta quarta-feira, dia 6

6 de abril de 2016 - 14:11

O Grupo formado por professores, alunos e ex-alunos da Uece, Syntagma, realizará, a partir desta quarta-feira, 6 de abril, uma série de 15 concertos nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa (PB), dentro do projeto “Syntagma – Solos Nordestinos”. O Syntagma, um dos mais importantes grupos de música instrumental e o mais antigo em atividade no Ceará, realizará abertura da turnê às 20h, no Centro Cultural do BNB.

alt

O projeto contará com a participação do clarinetista Jônatas Gaudêncio como músico convidado nessa primeira série de concertos. Depois da capital cearense, o Grupo se apresenta em Juazeiro do Norte, no dia 8, e Sousa, na Paraíba, no dia 9.

As próximas apresentações seguem nos meses de maio, junho, julho e setembro, sempre com um músico renomado como solista convidado. Cada músico convidado irá se apresentar com o Syntagma em três concertos, divididos em dois momentos: no primeiro, será dado destaque ao talento do solista, valorizando seu instrumento e interpretação; no segundo, o solista se incorpora à formação do grupo, promovendo uma união de talentos.

De acordo com o responsável pelo Grupo e professor da Uece, Heriberto Porto, o projeto “Syntagma – Solos Nordestinos” representa um importante espaço para a divulgação da produção cultural nordestina e formação de plateia a partir de concerto erudito-popular de alta qualidade.

Conheça um pouco do trabalho do Syntagma na gravação de uma composição de Marcos Paulo Leão, flautista do Grupo.

Saiba mais

O Grupo Syntagma surgiu em Fortaleza, há quase 30 anos, com a proposta de mostrar a forte ligação da nossa música nordestina – dos clássicos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – com a música antiga europeia (medieval, renascentista e barroca). Sua formação tem como base as flautas doce e transversa, o cravo, a viola da gamba, o violão e a percussão.

O Syntagma possui dois CDs gravados: Syntagma (1997) e Miracula (2005), e prepara o repertório para seu terceiro CD.

Formação atual:

– Flautas: Heriberto Porto, Luciana Gifoni, Marcos Paulo Leão, Robson Lima e
                Solange Gomes
– Violão: Alisson Félix
– Viola da gamba: Jorge Santa Rosa
– Percussão: Marcelo Holanda
– Cravo: Verônica Lapa

Sobre o convidado Jônatas Gaudêncio

Começou seus estudos de música no Colégio Piamarta, quando ingressou na banda de música Dona Luiza Távora e fez uma turnê pela Itália como 1° clarinetista da banda. Participou de diversas edições do festival Eleazar de Carvalho e do Curso Internacional de Verão de Brasília. Ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório de Briançon, na França, onde terminou seu curso com nota máxima dos jurados. Foi premiado em 1º. lugar  os concursos Jovens Solistas, do Festival Eleazar de Carvalho, e o II Concurso Jovens Talentos Troféu Mansueto Barbosa. Atualmente toca na orquestra sinfônica da Uece como 1° clarinete e é graduando nesta mesma universidade.

Sequência de shows

Maio músico convidado André Vidal (Tenor)
04 Fortaleza
06 Juazeiro do Norte