Grupo de pesquisa em análise do discurso da Uece disponibiliza livros para download

14 de dezembro de 2022 - 14:19 # #

O Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) disponibiliza gratuitamente, para toda a comunidade acadêmica, dois livros para download. A primeira obra Análise de Discurso Crítica: conceitos-chave discute conceitos-chave que auxiliam na problematização/desconstrução de relações de poder projetadas na sociedade contemporânea e se preocupa em fornecer a pesquisadores/as em Análise de Discurso Crítica a oportunidade de autorreflexão sobre sua atuação do mundo a partir das noções de discurso, poder, ideologia, hegemonia, texto, modernidade tardia, prática discursiva, prática social, mudança discursiva e social, e dialética discurso-sociedade debatidas por escritos nos capítulos e oralmente nos podcasts que compõem a obra. Acesse aqui para fazer o download.

Já a obra Análise de Discurso Crítica: exercícios analíticos dá seguimento às discussões lançadas em Análise de Dis­curso Crítica: conceitos-chave e apresenta à comunidade acadêmica, em perspectiva transdisciplinar, 20 capítulos em que se executa exercícios de interpretação de dados a partir das seguintes categorias analíticas caras aos estudos em ADC: interdiscursividade, representação de atores sociais, transitividade, controle interacional, intertextualidade, condições de produção, gêneros discursivos, representações discursivas, cortesia-descortesia linguística, polarização ideológica, modos de operação da ideologia, implícitos, ethos, modalidade, metáfora, coesão e coerência, modelos mentais, avaliação, heterogeneidade enunciativa e lexicalização. Acesse aqui para fazer o download.

Sobre o GPADC

O Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC/Uece), criado em 2018 e liderado pelo professor. Lucineudo Machado Irineu, reúne pesquisadores de graduação e pós-graduação interessados nos estudos críticos da linguagem e que objetivam desenvolver investigações que analisem objetos de pesquisa construídos à luz da concepção de linguagem como prática social, debruçando-se sobre os seguintes temas: representações, ideologias, letramentos, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber.

Em diálogo com os pressupostos da Linguística Aplicada, este Grupo de pesquisa desenvolve investigações que contribuem para a problematização/desconstrução de relações assimétricas de poder projetadas na sociedade contemporânea, em especial na mídia, em escolas e em universidades, com ênfase na divulgação científica através de publicações em periódicos especializados e de promoção de eventos e projetos de pesquisa e de extensão na Uece e demais universidades.