Funece/Uece inicia Encontro Anual de Planejamento 2023

3 de fevereiro de 2023 - 14:32

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) deu início, na manhã desta sexta-feira (3), no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti, ao Encontro Anual de Planejamento 2023 – ligado à Administração Superior. O evento seguirá até este sábado, 4 de fevereiro, com muitas discussões e debates sobre os planos para 2023.

“Durante dois dias, a Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará fará um balanço de todas as ações que nós realizamos ao longo do ano de 2022 para avaliar os resultados que conseguimos alcançar, ponderar sobre aqueles que não conseguimos e estabelecer novas estratégias para sua efetivação, mas, principalmente, pensarmos, planejarmos o ano de 2023. A nossa ideia é sair daqui, de Pacoti, do nosso Campus Experimental, com as metas que nós consideramos as mais impactantes para a sociedade cearense e, portanto, também para a Universidade Estadual do Ceará”, explica o gestor do sistema Funece/Uece, reitor Hidelbrando Soares.

A programação do evento teve início com mesa de abertura, composta pelo reitor, Hidelbrando Soares, pelo vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira, e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paolo Giuseppe.

Em sua fala, o reitor destacou a importância do Encontro. “Precisamos de um plano de gestão para saber onde queremos chegar e o que precisamos fazer para chegar lá […]. Nós alcançaremos nossos planos com o que é da nossa natureza, o ensino, a pesquisa e a extensão, voltadas para atender as grandes questões do povo cearense, em particular dos mais vulneráveis”.

Professor Hidelbrando Soares destacou, ainda, a conquista da expansão e interiorização da Uece, com novos campi nos municípios de Canindé, Quixeramobim e Aracati, além de novos cursos nas unidades de Tauá e de Crateús. “A Uece vive hoje um momento muito especial, instalando um conjunto de processos que marcarão a história da instituição […]. Estamos implantando, pela primeira vez, cursos de bacharelado presenciais no interior do estado do Ceará. Será grandioso o impacto que vamos gerar em cada uma dessas cidades”.

O vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Teixeira, complementa. “Nossa missão é o planejamento com vistas ao êxito da instituição. Um dos pontos que consideramos importantes para alcançar o êxito é o cumprimento de prazos dentro desse planejamento”. E desejou bom evento a todos: “que possamos sair desses dois dias de trabalho com bons frutos para a nossa universidade”.

Após a mesa de abertura, o evento teve prosseguimento com as apresentações dos resultados alcançados em 2022. Ainda nesta sexta-feira (3), será contextualizado o Plano de Gestão e os objetivos prioritários, haverá apresentação da nova metodologia de acompanhamento e monitoramento do Plano de Gestão, além de atividade prática. Durante o sábado (4), os 38 gestores que estão reunidos discutirão os resultados da atividade do dia anterior e apresentarão instrumentos e o calendário de planejamento para 2023.