Funece faz parceria com nove municípios do CE para oferta de especializações a distância

21 de agosto de 2023 - 15:48

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) assinou, na última sexta-feira (18), no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva, no campus Itaperi, acordos de cooperação técnico-científica com nove municípios do Ceará: Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaribe, Madalena, Quixadá, Tauá, Parambu e Ipueiras.

O objetivo dos acordos é o estabelecimento de programa de cooperação, intercâmbio técnico-científico e apoio mútuo, entre a Funece e cada município, na área educacional, compreendendo a oferta dos cursos de Especialização em Ensino de Matemática e Especialização Ciência é 10!, integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), apoiado financeiramente pela Capes.

Na mesa principal, estiveram presentes o presidente da Funece e reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o vice-presidente da Funece e vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; o coordenador geral da Secretaria de Apoio à Tecnologias Educacionais (Sate), responsável pela UAB na Uece, professor Fábio Castelo Branco, e a coordenadora geral dos polos UAB, Maria Virgínia Tavares Cruz.

De acordo com o presidente da Funece e reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a Universidade Estadual do Ceará tem uma vocação multicampi, levando para o interior do Ceará suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesse mesmo sentido, a Uece agora oferece dois novos cursos de Especialização, totalmente gratuitos, em parceria com a Capes”.

Ao todo, serão oferecidas 321 vagas nos nove municípios. “São 321 vagas voltadas para qualificar e aperfeiçoar o processo de formação desses profissionais, professores e professoras do Ceará, para oferecerem a melhor educação pública no interior do estado do Ceará e em Fortaleza. Esse é o objetivo e essas são as razões desta nova ação de expansão e interiorização da Uece”, complementou o reitor Hidelbrando Soares.

Os termos de coorperação foram assinados pelos secretários municipais de Educação de cada um dos nove municípios ou por seus representantes. Estiveram também presentes no evento o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Luciano Cavalcante; a coordenadora adjunta da Sate/UAB/Uece, professora Eloisa Vidal; a coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática a distância, Ana Carolina Pereira; a coordenadora da Especialização em Ensino de Ciência é 10!, professora Gabrielle Marinho; e coordenadores dos polos UAB dos nove municípios.