Fórum de Reitores da ABRUEM reuniu em Fortaleza 150 participantes

12 de novembro de 2014 - 15:16 #

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) promoveu em Fortaleza, no período de 05 a 08 de novembro, o 55º Fórum de Reitores de suas associadas. O Fórum contou com o apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

alt

O tema desta edição foi “O desafio da integração entre as IES da ABRUEM”. A abertura do evento aconteceu às 19h, do dia 05 de novembro, no salão de convenções do Seara Praia Hotel, em Fortaleza. O hino nacional foi cantado pela soprano Eveline Ximenes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UVA, acompanhada pela orquestra do Maestro Poti (UECE). A referida Orquestra, brilhantemente, acompanhou o cocktail de confraternização, após o encerramento da solenidade.

alt

A mesa de abertura do fórum foi composta pelos Deputados Estaduais Francisco Pinheiro e José Teodoro Soares, os reitores Fabianno Cavalcanti de Carvalho (UVA), Antônia Otonite de Oliveira Cortez (URCA) e José Jackson Coelho Sampaio (UECE) e os reitores Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (UESC), Presidente da ABRUEM, e Aldo Nelson Bona (UNICENTRO), Vice-Presidente da ABRUEM.

alt

Ainda na solenidade de abertura houve a entrega de placa de agradecimento pela realização do evento aos reitores da UECE, UVA e URCA e ocorreu também a entrega do diploma de associado honorário aos ex-reitores: Julio Santiago Prates Filho (UEM), Maria Lucia Teixeira Borges (UEAP), Nádina Aparecida Moreno (UEL) e José Teodoro Soares, neste caso em caráter especial pelos quatro anos iniciais da formação da URCA e pelos 16 anos iniciais da formação da UVA.

alt

A cerimônia de abertura foi encerrada com uma apresentação do grupo dos Irmãos Aniceto (Banda Cabaçal), que desenvolvem uma manifestação popular com danças e músicas ligadas à cultura da região do Cariri.

alt

No dia seguinte, 06 de novembro, durante a manhã, os participantes foram saudados pelo Deputado Estadual Sérgio Araújo Lima Aguiar, representante do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Zezinho Albuquerque, e ouviram o Senador Inácio Arruda, que falou sobre as “Perspectivas de Ações da Frente Parlamentar em Apoio às Instituições de Ensino Superior (IES)”. O senador Inácio Arruda destacou a importância da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais Públicas do Brasil, criada em 2013, e da qual é o vice-presidente, que tem como objetivo apoiar e fortalecer as instituições de educação superior estaduais e municipais e aprimorar as legislações referentes ao tema.

alt

O Senador destacou que as IES estaduais e municipais são responsáveis por 45% das matrículas de graduação, estão presentes em quase todos os estados, somando por volta de 800 mil estudantes, interiorizando o ensino superior, portanto devem ser apoiadas, de modo permanente, pelo Governo Federal.

Homenagem

alt

Após a conferência, o reitor da UECE, Jackson Sampaio, fez questão de fazer uma declaração pública “de respeito, admiração e carinho pela figura do senador Inácio Arruda, pelo grande parlamentar que é, e que vai fazer muita falta no Congresso Nacional”. Depois homenageou o Senador com a entrega do certificado de participação do Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. Ele agradeceu todo o apoio e trabalho em benefício da educação pública superior que Inácio Arruda desenvolveu em seu mandato no Senado Federal.

alt

O grupo da ABRUEM é formado por 45 Reitores, dos quais 38 são de Universidades Estaduais e 07 de Universidades Municipais. O Fórum reuniu reitores, vice-reitores, pró-reitores, assessores das universidades filiadas e acadêmicos convidados para discutirem, durante três dias, assuntos relacionados ao ensino superior público, sobretudo aquele oferecido pelas instituições estaduais e municipais

O objetivo do encontro é debater maneiras de aperfeiçoar continuamente o desempenho acadêmico, desse importante grupo de IES, o que traz benefícios direto ao desenvolvimento das sociedades nas quais se incluem. Tem sido pioneirismo das instituições estaduais, por exemplo, a interiorização do ensino superior nos estados e a formação de professores para a educação básica.

alt

alt

alt