18 de setembro de 2012 - 19:28 #

Fortaleza sedia a 9ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica (9ª JBEGG), que será realizada de 19 a 21 de setembro, no Ponta Mar Hotel, na Avenida Beira Mar, 2200 – Meireles. O Coral dos Servidores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), sob a regência de Cláudio Mesquita, juntamente com o Coral do Hospital de Messejana, apresenta-se, na solenidade de abertura, às 19h, desta quarta-feira, para os cerca de 500 participantes do evento. A primeira conferência e tema central da Jornada “A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso” será ministrada pelo professor espanhol Juan José Tirando Dande, enfermeiro e com doutorado na área de Envelhecimento Humano.

Promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a 9ª JBEGG, que é uma realização da ABEn Seção Ceará, vai reunir profissionais de enfermagem do Ceará, demais estados brasileiros e do exterior. Segundo a coordenadora dos trabalhos, professora do curso de Enfermagem da Uece, Maria Célia de Freitas, o evento conta com o apoio da Universidade Estadual do Ceará, que através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), cuja Pró-Reitora, na época, era a professora Fátima Leitão, auxiliou na captação de recursos junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A professora Vilani Cavalcante Guedes, coordenadora científica da 9ª JBEGG, disse que o tema central da jornada traduz a preocupação da ABEn com a instrumentalização da equipe de enfermagem para a promoção de um cuidado científico, ético e solidário, diante da mudança do perfil epidemiológico da população brasileira e do aumento da expectativa de vida. Coordenam as atividades da 9ª Jornada, a presidente e vice-presidente da ABEn-Ce, professoras Sâmia Coutinho de Oliveira e Célia Freitas, respectivamente, a professora da Uece Lúcia de Fátima da Silva e os alunos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Cuidados e Enfermagem e Saúde. Esses alunos coordenam mesas de comunicação oral, realizam cursos, pré-jornadas e sessão de pôster.

O regente Cláudio Mesquita, empolgado com a participação do coral dos servidores da Uece na solenidade de abertura da 9ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, convida servidores e alunos dessa Universidade a fazerem parte do coral, que cresce a cada dia e uma mostra é a procura por sua apresentação em diferentes atividades. Fazer parte do Coral dos Servidores da Uece, um instrumento de qualidade de vida para servidores e alunos da Instituição, é o objetivo do projeto do regente Cláudio Mesquita, que continua na campanha de novos adeptos ao Coral. Os interessados em participar do coral podem entrar em contato com a Valda pelo celular (85) 9628-5646 ou Marluce (85) 9647-5518.

Fonte de informação: Célia de Freitas, coordenadora da 9ª JBEGG – (Fone: 85 9983-7248)