Formandos de Itapipoca, modalidade Educação a Distância, colam grau nesta sexta-feira

4 de julho de 2013 - 20:27 #

A colação de grau dos 12 formandos da turma de Ciências Biológicas, modalidade Educação a Distância, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), via Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo municipal de Itapipoca, a 138 km de Fortaleza, será às 19h desta sexta-feira (05/07). O vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, presidirá a solenidade, que se realizará no Polo de Educação Professora Cândida Apolônia Pinto, Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), na Rua João Cordeiro, s/n, bairro Coqueiro, em Itapipoca.

O paraninfo dos novos formandos é o Vice-Prefeito e Secretário de Educação de Itapipoca, Geraldo Gomes de Azevedo Filho, patrono, deputado Danilo Fortes, orador docente, professora Germana Costa Paixão, orador discente, concludente José Joélio do Nascimento Carneiro. A solenidade contará com a presença do coordenador do Polo de Educação a Distância de Itapipoca, professor Júlio Cesar Alves dos Santos, autoridades da região, familiares dos formandos, professores, servidores, estudantes, entre outros convidados.

UAB

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pelo sistema UAB são ofertados os dois primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; e o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), lançado em abril de 2013.