Formada mais uma turma de Enfermagem da Uece

31 de março de 2017 - 17:52

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no dia 23 de março cerimônia de Colação de Grau para 16 alunos do curso de Enfermagem, pertencente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento ocorreu no Auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi, sob a presidência do reitor Jackson Sampaio.

alt

Para representar o corpo discente, a concludente Marinara Higino Gomes de Sousa foi escolhida para realizar o discurso. “Gostaríamos de agradecer a oportunidade de ter concluído o curso de graduação em Enfermagem pela melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro”, disse a concludente.

alt

A vice-coordenadora do curso, professora Samya Coutinho de Oliveira, falou sobre a importância da profissão por eles escolhida. “A Enfermagem é uma profissão que cresce porque tem como essência o cuidado, condição basilar da existência humana, e é fortalecida pelo exercício da ética, do conhecimento científico e do respeito à dignidade das pessoas. (…) Exerçam a humildade, porque dela precede a honra, e descubram que a felicidade é apenas a percepção da abundância da vida”.

alt

O reitor Jackson Sampaio ressaltou uma realidade. “No Ceará 15% dos jovens entre 18 e 24 anos estão na universidade, portanto, 85% não estão. Nós somos, além de tudo, privilegiados. (…) De 100 vagas em universidades que temos hoje no Brasil, 20% estão em universidades públicas e 80% estão em instituições privadas. Então, além de um direito, é um privilégio, vocês estarem sendo formados por uma universidade pública”. E reforçou o que disse Marinara: “Se orgulhem de serem formados pela Universidade Estadual do Ceará, a melhor Universidade Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, finalizou o reitor.

alt

Maria Heloísa Soares Procídio não só se orgulha, mas vê na Uece um ambiente que a fará continuar crescendo na profissão. “É uma honra para mim e para meus colegas, nos formarmos em uma universidade de grande respeito como a Uece, e também no curso de Enfermagem, que é o mais antigo da instituição, com professores muito bem qualificados. (…) Já estou me especializando, também na Uece, em Enfermagem Obstétrica e daqui a alguns anos já me vejo atuando na área”.

alt

Em seus 42 anos de história, a Uece diplomou, em nível de graduação, aproximadamente, 64 mil profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Destes, 2.026 foram do curso de Enfermagem, a contar a partir da fundação da Uece, em 1975, pois, o curso existe desde 1943, quando pertencia a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula.

Estiveram também presentes a representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra Monteiro; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; e de Extensão, Fernando Roberto Silva; e a vice-diretora do CCS, Maria de Lourdes Oliveira Otoch.