Festival de Dança do curso de Educação Física teve como tema “bastidores da infância”
9 de dezembro de 2025 - 15:20
O curso de Educação Física realizou, nesta terça-feira (9), o seu já tradicional Festival de Dança semestral, que nesta edição trouxe o tema “Era uma vez… nos bastidores da infância”. O evento ocorreu no auditório central do campus Itaperi.
Já no corredor e no hall do auditório, a recepção envolvia os participantes em jogos e brincadeiras, como amarelinha, pula corda, pinturas e outras atividades. Ao passar pela cortina de entrada, o público era surpreendido pela decoração infantil no palco e por um ambiente iluminado que remetia ao universo lúdico.
“Neste ano, estamos trabalhando o universo da infância, esse resgate da infância. Então, vocês veem que, na hora que estão entrando no auditório, tem essa abordagem para as pessoas já entrarem nesse universo, para depois assistirem ao festival já no clima da infância”, ressalta a coordenadora do evento, professora Kristiane Franchi.
Mais de 100 estudantes do curso estiveram envolvidos na organização e nas apresentações, que encantaram o público com diferentes ritmos e estilos. Para a aluna do 1º semestre, Camila Rodrigues de Oliveira, foi uma grande alegria participar ativamente da realização do festival. A experiência, segundo ela, foi “incrível” e “maravilhosa”, especialmente por acompanhar os bastidores do evento, desde a organização até a apresentação final.
Camila afirmou que vivenciar o festival reforçou sua certeza na escolha do curso: “A forma como a gente trata a Educação Física faz com que eu tenha mais certeza de que é isso que quero para a minha vida”. Sobre o tema desta edição, “Infância”, a estudante ressalta o forte apelo emocional: “Não teria outro tema que fizesse a gente se emocionar tanto. As músicas e danças fazem a gente lembrar da nossa infância, que é a melhor época da vida”. Segundo ela, a proposta tocou tanto quem participou quanto o público.
O Festival é um projeto construído desde o início da disciplina de Dança e envolve também outras disciplinas, como Rítmica e Movimento, Folclore e Cultura Popular e Ginásticas. Além do desenvolvimento das coreografias, há um estudo sobre a cultura corporal e sobre como tudo acontece no processo educativo. São desenvolvidas, além do aprendizado das práticas corporais, habilidades como trabalho em equipe, liderança, cooperação, criatividade e, principalmente, a apropriação dos conteúdos nas vivências reais.
Neste semestre, o curso apresentou o universo da infância com o objetivo de resgatar elementos da cultura infantil, como brincadeiras, medos, heróis, contos e descobertas. Para isso, foram realizadas pesquisas relativas ao universo infantil e, além das coreografias, cada grupo construiu cenários que ilustraram esse espaço, com o intuito de despertar memórias afetivas.





