Feira das Profissões da Uece recebe mais de 2.500 estudantes no campus Itaperi

29 de outubro de 2024 - 15:07

 

Como parte da XXIX Semana Universitária, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na última sexta-feira (25), no campus Itaperi, a 11ª edição da Feira das Profissões. Diferente dos anos anteriores, a Feira aconteceu em apenas um dia e reuniu mais de 2.500 estudantes da Educação Básica, dos municípios de Aquiraz, Aracoiaba, Caridade, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Paracuru, Pindoretama, Redenção e São Gonçalo do Amarante, além da capital.

“A Feira das Profissões é evento muito importante porque significa um momento de interação da Universidade com a Educação Básica e é um convite que nós fazemos aos estudantes, principalmente do Ensino Médio, para que façam o vestibular e ingressem na Uece”, ressalta a coordenadora da Feira e pró-reitora de Políticas Estudantis da Uece, professora Mônica Duarte.

No local, 23 cursos de graduação oferecidos pela Uece foram expostos por seus professores e alunos. A novidade foi a presença do mais novo curso da instituição, de Direito. As apresentações foram feitas não apenas em estandes, mas também em salas interativas, em que os visitantes tiveram a oportunidade de participar de atividades, como jogos, danças, experimentos e muito mais.

“Na Feira, os nossos estudantes mostram os cursos de graduação, as oportunidades no mercado de trabalho, as principais características do projeto pedagógico do curso, o que oferecem em termos de estágios, de projetos de extensão, de pesquisa, de laboratórios, então, é um momento de muita interação e de oportunidade para conhecerem os nossos cursos de graduação”, explica, ainda, a gestora.

Yoder Nogueira é professor da Escola João Alves Moreira, de Aracoiaba-CE, que esteve presente no evento. “É muito interessante. Os alunos estavam empolgados para vir a Fortaleza, ao campus da Uece, para ver a apresentação dos cursos de formação superior da instituição. Ficaram empolgados porque muitos sonham em vir para cá estudar, e é muito bom terem essa chance de poder ver in loco um pouco do que vão encontrar no ensino superior.”

Juliany Kelly é estudante da Escola Profissionalizante Walter Ramos de Araújo, em São Gonçalo do Amarante-CE. A jovem pretende estudar História. Na Uece, teve a oportunidade de conhecer mais sobre esse e outros cursos. “História é uma área que gosto muito, mas também amo Música, então, quem sabe, eu faço Música também depois”.

O evento contou também com a presença da Proex, da EdUECE, do Núcleo de Acessibilidade Naai, do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH) e do UECEVest, que ofereceu ao público sorteios de bolsas de estudo para o cursinho pré-vestibular. Para agitar a Feira das Profissões, o palco ficou à disposição dos talentos da Universidade.

A XI Feira das Profissões aconteceu em apenas um dia, sendo uma exceção devido a realização do exame do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), ocorrido na mesma semana. Nos próximos anos, como nas edições anteriores, a previsão é que sejam, pelo menos, dois dias de evento.

 

Veja abaixo mais algumas fotos