Favet promoveu o XX Curso sobre treinamento em métodos de brucelose e tuberculose animal

12 de dezembro de 2023 - 15:00

A Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou no final do mês de novembro, o XX Curso sobre treinamento em métodos de diagnóstico de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET- 2023). O evento contou com a presença do diretor da Faculdade de Veterinária, professor Nailton Evangelista, do vice-diretor, professor Isaac Neto e dos auditores fiscais agropecuários, Cícero Temístocles Coutinho Costa e Allisson Ney Carvalho Guimarães.

O XX Curso sobre treinamento em métodos de diagnóstico de brucelose e tuberculose animal e o módulo de encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET) foram realizados pela Favet na sede da Fazenda Experimental de Guaiúba, capacitando profissionais médicos veterinários de diferentes estados do Brasil.

O encontro contou ainda com a participação dos professores pesquisadores Aline Maia e Tiago Ferreira, os médicos veterinários, Raquel Colares, Caio Vitor, Jarrie Oliveira e Cícero Coutinho. Com enfoque teórico e prático, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar no conteúdo durante todos os dias, desfrutando de aulas intensivas e abrangentes.

A importância desse curso reside no fato de que a Brucelose e a Tuberculose Animal são doenças de grande relevância para a saúde pública e para a economia, impactando diretamente na produção animal, na segurança alimentar e na transmissão dessas enfermidades para os seres humanos. O conhecimento aprofundado sobre essas doenças e suas metodologias de diagnóstico é essencial para a efetiva erradicação e controle desses agentes patogênicos.

Os médicos veterinários capacitados por este curso se tornam pilares fundamentais para implementar e realizar procedimentos de diagnóstico preciso e eficaz no âmbito do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. Esses profissionais estão aptos a identificar precocemente os casos, realizar exames laboratoriais, interpretar os resultados e tomar as medidas adequadas para o controle e prevenção dessas doenças nos rebanhos animais.

A formação especializada em métodos de diagnóstico não apenas capacita os médicos veterinários para lidar com os desafios práticos dessas doenças, mas também promove a conscientização sobre a importância da vigilância epidemiológica e das práticas de biossegurança.