FAVET e parceiros realizam mutirão e esterilizam 140 gatos

9 de novembro de 2012 - 20:07 #

No segundo mutirão de castração realizado nesta sexta-feira (09/11), na Clínica de Pequenos Animais da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 140 gatos, sendo 80 fêmeas e 60 machos foram esterilizados. O trabalho é resultado do projeto SOS Gatos de Fortaleza, concretizado por meio da parceria entre a UECE/FAVET, Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) e Centro de Controle de Zoonose (CCZ) – Fortaleza. Os animais beneficiados no mutirão serão também vacinados e até o final de novembro, participarão de uma Feira de Adoção, cuja data e local serão divulgados nos próximos dias.

Os animais atendidos pelo projeto SOS Gatos de Fortaleza vivem, geralmente, em logradouros da cidade. Os esterilizados de hoje, são oriundos do Cemitério da Saúde, localizado no bairro Mucuripe, próximo da Igreja Nossa Senhora da Saúde. Os gatos beneficiados no primeiro mutirão foram encaminhados à primeira Feira de Adoção, realizada há dois meses, na Praça do Ferreira. Segundo a coordenadora do projeto SOS Gatos de Fortaleza, jornalista Renata Costa, o melhor aconteceu: o número de gatos adultos adotados foi surpreendente. As dificuldades em adotar gato adulto são grandes, afirma Renata.

O diretor da FAVET, professor Célio Pires, informou que o projeto para o próximo mutirão volta às atenções para os gatos do Parque  Cocó, envolvendo todos os setores que trabalharam nos anteriores. Lembrou que o trabalho de medicina veterinária para a castração é coordenador pelo vice-diretor da FAVET, professor Odanir Cruz Moreira, e conta com a participação de professores, alunos e servidores da FAVET.

O secretário da Semam, Adalberto Alencar, falou como surgiu o projeto. Foi após uma audiência pública, no primeiro semestre de 2012, na Assembléia Legislativa, da qual participaram a UECE e os demais parceiros. Disse que o projeto tem também como objetivo, criar políticas públicas, que transformará o futuro da cidade de Fortaleza, bem como dos animais. O projeto estará voltado para a conscientização dos diferentes segmentos da sociedade. O secretário Adalberto Alencar sai em defesa dos animais, não só gatos, bem como, cães, cavalos, jumentos, entre outros, que são jogados nas ruas, quando os seus donos não os querem mais e afirma: os animais precisam mesmo de ajuda, uma vez que são descartados nas ruas.

Fonte / Informações: FAVET – (85) 3101-9855