FAFIDAM realiza III Simpósio de Química do Vale do Jaguaribe

6 de setembro de 2011 - 20:27 #

O ano 2011 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como o Ano Internacional da Química (AIQ-2011) visando celebrar as suas grandes contribuições para o bem-estar da humanidade. A Química é fundamental para a compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são essenciais para a produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais.

É neste contexto que será realizado o III SIMPÓSIO DE QUÍMICA DO VALE DO JAGUARIBE, que tem como tema central: ‘’Professores e Pesquisadores uma união Fundamental para Construção do Aprendizado’’. Trata-se de uma realização do Centro Acadêmico do Curso de Química da FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, com o apoio científico dos professores e apoio financeiro do CNPq.

Na programação do evento estão previstas atividades como 04 palestras, 20 minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, sorteio de brindes, além da parte cultural e artística.

O Seminário terá início no dia 12/09 às 19h30 no auditório da FAFIDAM, com a palestra do Prof. Hugo Tubai Schmitz Braibante  da Universidade Federal de Santa Maria-RS e atual 1° Secretário da Sociedade Brasileira de Química -SBQ, que abordará o tema: O Ano internacional da Química: Química para um Mundo Melhor.  No dia 13/09 haverá a palestra do Prof. Dr. Airton Marques da Silva (UECE), sobre a importância do AIQ para o ensino e a sociedade. No dia 14/09 será a palestra apresentada por Zenaide Maria da Silva Santiago e Edgardo de Sousa Bessa, ambos da Coordenadoria de Ciências do Ensino Básico da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, que terá como tema: Ensino de Ciências – Experimentação  na sala de aula. O encerramento será no dia 15/09, com a palestra da Profa. Dra. Judith Pessoa de Andrade Feitosa, da UFC, que abordará o tema: Celebrações das grandes descobertas, últimos avanços científicos e tecnológicos da Química.

Pela importância do evento, aguarda-se a presença maciça de professores e alunos do ensino médio e fundamental das Escolas Públicas e Privadas de todo Vale do Jaguaribe para juntos comemorarmos o Ano Internacional da Química.

Para mais informações e inscrições no evento, acesse ao site: www.uece.br/eventos.
Fonte: Prof. Dr. Fernando Mourão – Fone: (85) 8838-8808 – Comissão Organizadora