FAFIDAM promove a VI Semana de Letras

12 de novembro de 2010 - 18:34 #

Com o tema “Um alpendre, uma rede e muita história”, em homenagem ao centenário da escritora Rachel de Queiroz, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza de 16 a 19 de novembro próximo, a VI Semana de Letras. Durante toda semana haverá apresentação musical, teatral, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, através de pôsteres e de comunicação. O Professor Dr. Rafael Sânzio de Azevedo da Universidade Federal do Ceará (UFC) fará a conferência de abertura da Semana sobre o tema “Rachel de Queiroz em Prosa e Verso”, (in memorian). A solenidade de abertura tem inicio ás 19h no auditório da FAFIDAM em Limoeiro do Norte, a 204 km de Fortaleza.

A VI Semana de Letras tem com objetivo debater as obras de Raquel de Queiroz, envolvendo o seu significado, como a sua face sertaneja, a mostra de seus romances para todo o Brasil, utilizados em cinema, teatro e em outras atividades culturais.

Segundo a programação, mais de vinte temas serão ministrados nos minicursos e nas oficinas, como “Gêneros do discurso e o gênero atividade: uma abordagem acerca do trabalho do professor”; “Neorrealismos: romance de 30 e cinema pós-guerra”; “Teatro e Literatura: o texto dramático como Queiroz-ene”; “Produção de material didático em língua inglesa”, “Leitura dramática em Rachel de Queiroz: corpo e voz em cena”, entre outros.

Informa o diretor da FAFIDAM, professor Hildebrando dos Santos Soares, que ao promover a VI Semana de Letras, a Faculdade busca uma maior interação entre  pesquisadores, professores, estudantes e representantes de outras universidades.
Mais informação no site www.semanaletrasfafidam2010.blogspot.com