Fafidam produz documentário com relatos de mulheres sobreviventes de violência doméstica

5 de maio de 2025 - 12:46

“A Vida Começa Quando a Violência Acaba” é o nome do documentário produzido pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar, que tem como tutor o professor Carlos Rochester.

O documentário impacta o público com relatos comoventes de mulheres que sobreviveram à violência doméstica. Elas compartilham suas histórias de dor, superação e recomeço, mostrando que é possível reconstruir a vida após o ciclo da violência. O projeto buscou dar voz a essas mulheres, promovendo reflexão, empatia e conscientização sobre a importância do combate à violência de gênero.

A produção foi uma das atividades da nona edição do Reexistência, Escritas e Vivências Femininas (IX REVIF). De acordo com a coordenadora do evento, professora Cintya Chaves, o objetivo foi dar visibilidade a como as estruturas patriarcais afetam toda a dinâmica familiar, a partir dos relatos de memórias e pós-memórias. Ela destacou, ainda, o papel da Universidade. “É primordial que a Universidade promova uma cultura da paz, que promova ações que visem o combate de todas as estruturas que engendram formas de violências. Por isso, utilizamos como recorte metodológico as narrativas de estudantes”.

Clique aqui para assistir ao documentário no canal do PET Interdisciplinar da Fafidam.