Faculdade de Veterinária da Uece comemora 60 anos de existência

24 de março de 2023 - 19:06

 

Uma história de muitas vidas e uma existência de muitas histórias. Só assim para resumir tudo o que já se passou nos 60 anos da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que, nesta quinta-feira (23), realizou, no campus Itaperi, a Cerimônia de Comemoração e Entrega de Comenda do Mérito Acadêmico.

A lotação do auditório Paulo Petrola, antes mesmo do evento iniciar, revelou a importância da ocasião e o significado dessa faculdade para a Uece e para o Ceará. Estudantes, egressos, professores, diretores e servidores da Uece estavam presentes para prestigiar um dos cursos mais antigos da Uece, aliás, mais antigo que a própria Uece.

Presidida pelo reitor Hidelbrando Soares, a cerimônia contou com autoridades como a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Sandra Monteiro; o presidente do Conselho de Medicina Veterinária, Francisco Atualpa Júnior; e o presidente da Academia Cearense de Medicina Veterinária, Francisco Bernardo Carneiro. Com eles, na mesa solene, estiveram os ex-reitores da Uece, Claudio Regis Quixadá e Francisco de Assis Araripe; o chefe de Gabinete da Reitoria, Altemar Muniz; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues; o diretor da Favet, José Nailton Evangelista; o vice-diretor da Favet e diretor do Hospital Veterinário, Isaac Neto da Silva; e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Janaína Serra Azul.

Abrilhantado pelo som do piano tocado pela professora Lúcia Daniel Machado, o evento teve uma programação de homenagens, com a entrega da “Comenda do Mérito Acadêmico” aos médicos veterinários, professor José Freire de Faria (in memoriam), Carlos Eduardo Autran de Freitas, professor Artur Henrique Soares da Silva, professor Mauricio Masih e professor Wilton Guilherme, pelos seus valores morais, éticos e profissionais, pela contribuição e liderança para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Medicina Veterinária. Até então, desde 2019, somente cinco autoridades haviam recebido esta homenagem.

Além deles, também foi homenageada a servidora Adriana Maria Sales Albuquerque, que recebeu placa pela sua dedicação, profissionalismo e contribuição à Favet. A intensidade dos aplausos à Adriana evidenciaram o merecimento da honraria.

Para representar os homenageados, o médico veterinário da turma pioneira, Carlos Eduardo Autran, discursou contando sua história de vida que muito se confundiu com a história da Faculdade sexagenária.

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, parabenizou os homenageados e ressaltou o pioneirismo da Faculdade de Veterinária e dos alunos que compuseram a primeira turma. “Quando falamos em pioneirismo, falamos sobre algo a ser destravado pela primeira vez. E tudo que é iniciado tem um caminho a seguir, às vezes bastante desconhecido e difícil, mas os primeiros formandos da Faculdade de Veterinária levaram muito mais do que conhecimento, saberes e competências, eles levaram um conhecimento atrelado à prática, que levou ao desenvolvimento da Faculdade, da Uece e do Ceará”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, em seu discurso, destacou as muitas realizações da Favet no ensino, na pesquisa e na extensão e se dirigiu aos homenageados: “Minha mensagem é de gratidão, pois a coragem de vocês nos permitiu chegar onde estamos”.

O reitor destacou também os desafios hoje colocados. “Temos novos desafios, que dizem respeito ao processo de expansão e interiorização da nossa Uece, que, a partir do dia 7 de agosto, iniciará, entre outros cursos, o primeiro curso de Medicina Veterinária fora do campus-sede, no interior, na cidade de Tauá. Além deste, temos o desafio da implantação, ainda neste ano, de um complexo de laboratórios de microscopia avançada da nossa universidade, que terá a liderança da Faculdade de Veterinária”.

O diretor da Favet, professor Nailton Nascimento, fez agradecimentos e, ao pontuar alguns importantes momentos e conquistas da Faculdade de Veterinária, anunciou a exibição de vídeo comemorativo que, em oito minutos, contou a história dos 60 anos dessa jornada.

Ela, que foi criada como “Faculdade de Medicina Veterinária do Ceará” em 1963, com funcionamento na Rua Princesa Isabel, realizou o seu primeiro vestibular em março do mesmo ano. A partir de 1967, passou a funcionar na Fazenda Experimental do Ministério de Agricultura, no Itaperi, onde depois foi fundada a Uece, que a Favet hoje integra e tanto agrega. A Favet já formou mais de 2 mil profissionais médicos veterinários.

Por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), nota 6 pela Capes, a Favet já formou 458 mestres e 170 doutores. Vinculados à Faculdade, também estão o Doutorado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) e o Programa de Pós-graduação de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Provando ser um importante patrimônio cearense, a Favet vai além da sala de aula, por meio de suas muitas iniciativas. Uma delas é o Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso, que hoje realiza 19.500 atendimentos clínicos por ano; 8 mil cirurgias, incluindo as ortopédicas; e 60 mil exames laboratoriais e de imagem; sendo de grande valor para estudantes, pesquisadores e toda a sociedade. (O vídeo comemorativo que traz toda essa história será disponibilizado em breve).

Estiveram também presentes na cerimônia, os pró-reitores Mazza Maciel, Lana Nascimento e Paolo Giuseppe; a coordenadora do PPGVC, Carminda Sandra Vanderley; o coordenador do Programa de Pós-graduação Renorbio/Uece, Carlúcio Alves; o diretor do Cecitec, Isaias Batista, e a diretora do CCS, Sâmya Coutinho.

Saiba mais sobre a história da Faculdade de Veterinária

Em 1962, o Dr. Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, Secretário de Agricultura e Obras Públicas, encaminhou à Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que criou a Faculdade de Veterinária do Ceará, que foi prontamente aprovada pelo poder legislativo. Então, a instituição iniciou o seu funcionamento na Rua Princesa Isabel e realizou o seu primeiro vestibular no período de 14 a 21 de março de 1963. A partir de 1967, a Faculdade de Veterinária do Ceará passou a funcionar na Fazenda experimental do Ministério de Agricultura, no Itaperi.

Primeiro prédio da Faculdade de Veterinária no Itaperi

No Governo do Cel. Cesar Cals de Oliveira Filho, o Conselho Diretor da Fundação Educacional do Ceará implantou a Uece, no dia 05 de março de 1975, e o governador homologa a sua fundação no dia 10 de março. A Universidade Estadual do Ceará, inicialmente, estava estruturada em 04 Centros, sendo a Medicina Veterinária integrada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Então, no dia 20 de novembro de 1987, o Conselho Universitário da Uece dá origem a Faculdade de Veterinária – Favet, promovendo assim o desmembramento do CCS.

Conheça mais a Favet, seus espaços e o que ela oferece

– Pós-Graduação

Primeira turma do Mestrado em produção e reprodução de pequenos ruminantes – 1990

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destaca no cenário nacional e se propõe a alcançar um conceito ainda melhor na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Hoje, o PPGCV é o único das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com nota 6 pela Capes na área de Medicina Veterinária, o que significa um desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal funciona sob a forma de Mestrado Profissional (MP) e Doutorado Profissional (DP), em consonância com as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O mestrado teve suas atividades iniciadas em 2013, já concedeu título de mestre à 38 alunos e possui as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização; Escalonamento na produção, controle de qualidade e regulamentação de bioprodutos; e Desenvolvimento e validação de dispositivos e protótipos.

O Doutorado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 4. O doutorado é o único no país e possui associação com o Centro Universitário CESMAC, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB-Renorbio) que se caracteriza como um programa em rede, constituído por várias Nucleadoras (IES de todo os estados do Nordeste e o Espírito Santo) foi criado em 2006 por um grupo de Professores/Pesquisadores, liderado pelo Prof. José Ferreira Nunes e já formou 1.136 doutores. Na UECE, o programa envolve o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e a Faculdade de Veterinária (FAVET) e, após mais de uma década de existência, o PPGB-Renorbio, atualmente está vinculado a esta última. A Nucleadora UECE, além da própria UECE, envolve instituições associadas, como a URCA, FIOCRUZ, EMBRAPA e UNIFOR.

– Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso

O Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso, fundado em 2016, tem como objetivo principal formar bons veterinários e contribuir com a comunidade oferecendo serviços de qualidade com preço acessível.

O Hospital Veterinário da Uece, como é conhecido, também conta com uma unidade específica para atendimento a grandes animais: a Clínica de Grandes Animais. Esse setor recebeu, dos diretores e coordenadores, atenção para crescimento e desenvolvimento.Um trabalho conjunto entre professores, veterinários, membros de grupo de estudo e residentes. Com tais investimentos, foram alcançadas expansões como adequação de piquetes de solturas, reformas de baias, compra de equipamentos e insumos, entre outros. A expansão do setor tornou possível o atendimento à grandes animais em novas especialidades como terapias integrativas e clínica da reprodução, além de contemplar uma maior variedade de espécies, e intensificando na forte demanda da sociedade ao atendimento emergencial de equinos.

Não menos importante, o setor pôde aumentar o seu alcance de atendimento à sociedade com a inauguração do atendimento móvel à domicílio para grandes animais, onde a equipe de médicos veterinários e estudantes se desloca aos criatórios, fazendas e haras da região metropolitana de Fortaleza, para prestar atendimento in loco. Além do impacto pela geração do serviço à sociedade cearense, o atendimento móvel a grandes animais representa um marco na história da FAVET, sendo hoje um importante aliado pedagógico para os estudantes de medicina veterinária, e também fazendo parte integral da rotina de atendimento dos Médicos Veterinários.

– Fazenda Guaiuba

A Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada no município de Guaiúba-CE, ocupa uma área de 300 hectares dedicados ao ensino de graduação e de pós-graduação, além de servir para pesquisa e aos serviços de extensão da Faculdade de Veterinária da UECE. Possuindo um rebanho de equinos, bovinos, caprinos, ovinos e galinhas. A fazenda possui ainda toda uma infraestrutura de suporte para as atividades desenvolvidas com alojamentos, laboratórios, refeitório, estrutura para realização de cursos na área de biotecnologia da reprodução e sala de aula. A história da Fazenda Guaiúba sempre foi de muita luta e conquista, com o objetivo de proporcionar a todos os alunos, professores e visitantes a melhor condição para a realização de suas atividades, além de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do rebanho e das estruturas físicas, podendo contribuir ainda mais com atividades tanto de ensino como difusão de tecnologias voltadas para o campo, para o desenvolvimento do município e da região onde está situada a fazenda.

– Favet Solidária

A Favet Solidária é um Projeto de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária de iniciativa dos professores José Ricardo de Figueiredo e José Nailton Bezerra Evangelista. O projeto tem como objetivo promover a formação humanística dos alunos através do conhecimento da realidade de muitos brasileiros, bem como repassar os conhecimentos dados na Universidade à pessoas em estado de vulnerabilidade social.

A Favet Solidária iniciou suas atividades em 2018 com a vontade e a esperança de colaborar com pessoas em situação de vulnerabilidade.

– Programa de Residência

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária (PRAPS/MV) da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, implementado em 2019, apresenta-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado a Médicos Veterinários, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço.

Atualmente, são oferecidas nove vagas vinculadas às seguintes subáreas (01 vaga/subárea): Anestesiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Diagnóstico por Imagem, Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Pública, Patologia Animal, Patologia Clínica Veterinária e Reprodução Animal.