Faculdade de Educação de Iguatu da UECE completa 30 anos

27 de dezembro de 2013 - 13:29 #

 

 

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras (FECLI), localizada no município de Iguatú, a 384 km de Fortaleza, completa 30 anos de existência, como unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
 

A FECLI foi criada como uma autarquia de natureza especial, em 1979, a partir de uma articulação realizada entre intelectuais, educadores e colaboradores da região. O primeiro curso instalado foi de Pedagogia, com Habilitações em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar – teve, então, sua aula inaugural pronunciada pelo Professor Cláudio Martins, em 21 de março de 1981. A encampação da FECLI, pela UECE, foi por intermédio do Termo, assinado em 17 de dezembro de 1983.


O quadro docente registra hoje, 41 professores, dos quais 24 são efetivos e 17 são substitutos. Do total de professores, oito possuem o título de doutor, 20 são mestres, cinco especialistas e oito graduados. Entre os professores mestres, cinco estão cursando doutorado e entre os doutores, um encontra-se em pós-doutoramento. O quadro de servidores da FECLI conta com três funcionários efetivos e cinco terceirizados.


A Faculdade, conta com aproximadamente 600 alunos, oriundos dos municípios de Iguatu, Acopiara, Quixelô, Cariús, Jucás, Icó, Orós, Cedro e Solonópole. A FECLI, nos seus 30 anos de existência, já formou mais de 1.800 profissionais, que prestam relevantes serviços à educação, na sociedade cearense e brasileira. A instituição conta com os cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras, Física e Matemática.


Atualmente, a FECLI é dirigida pelo professor Ricardo Rodrigues da Silva. Já passaram pela direção da Faculdade os seguintes professores: José Eriton Barros Costa; Antônia Valy do Nascimento; Maria Auxiliadora Orsini Bezerra; Rita de Cássia Sousa Marques e Eudenio Bezerra da Silva.