Faculdade da UECE de Iguatu comemora o dia do meio ambiente com ampla programação

16 de junho de 2010 - 10:23

Para chamar a atenção da comunidade acadêmica para a questão ambiental, o curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a 377 km de Fortaleza, realizou uma palestra sobre o tema “Recursos naturais e resíduos sólidos”, na qual foi proferida pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Iguatu, Marcos Antônio Alves Duarte. A palestra aconteceu no auditório da FECLI, no dia 02 de junho.

Visando aprofundar o comprometimento com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, os alunos do curso de Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de participar dos eventos, que fizeram parte da Semana do Meio Ambiente de Iguatu, que foi realizada no período de 07 a 11 de junho. Promovida pela Prefeitura Municipal de Iguatu, sob a organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No dia 08 de junho, foi realizada uma visita técnica à Empresa Dakota, instalada em Iguatu. Na ocasião, acompanhados pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente e por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, os alunos puderam conhecer as instalações da empresa, que desenvolve um importante trabalho, tanto na coleta seletiva dos resíduos sólidos produzidos pela própria companhia e por seus funcionários como no processo de reutilização da água.

No dia 09 de junho, a representação o curso de Ciências Biológicas, formada pelo professor Ricardo Rodrigues da Silva e pela aluna Caroline Maria de Castro Gurgel, fizeram parte do corpo técnico que participou da 5ª etapa do Programa de Recomposição da Mata Ciliar do Rio Jaguaribe no Sítio Gameleira, na zona rural do município. Às margens do Rio Jaguaribe, junto a alunos de escolas de ensino fundamental, foi feito um trabalho de educação ambiental, destacando a importância da conservação dos recursos naturais. Foi realizado, ainda, o plantio de mudas de mata ciliar para recomposição da vegetação necessária à preservação do rio.

O corpo docente do curso de Ciências Biológicas também esteve envolvido com a Semana do Meio Ambiente. O professor Ricardo Rodrigues da Silva, representando a FECLI, participou de mesas redondas, veiculadas pela Rádio Liberdade de Iguatu, sobre a temática ambiental. As discussões, que envolveram assuntos como à coleta seletiva dos resíduos sólidos, o uso racional da água e a importância de trilhas ecológicas para a região, contaram ainda com a participação de diversas secretarias municipais e de outras instituições, como o Instituto Federal do Ceará – IFCE – Campus Iguatu.

No dia 11 de junho, alunos do Curso de Ciências Biológicas participaram de uma caminhada ecológica, que atravessou ruas do centro de Iguatu e fez parte dos desfechos da Semana de Meio Ambiente. A ação visou despertar na população em geral uma reflexão a respeito dos impactos humanos sobre os recursos naturais. Além disso, alunos do curso apresentaram um trabalho acerca de resíduos sólidos na exposição organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o professor Ricardo da Silva, “O meio ambiente precisa  e deve ser discutido com seriedade por todos os setores da sociedade. Dentro do âmbito universitário, é imprescindível que despertemos em nossos alunos, futuros profissionais formadores de opinião, a necessidade desse debate e do envolvimento de todos”.