Expansão do RU Itaperi propicia agilidade, conforto e aumento da capacidade de atendimento

6 de setembro de 2024 - 13:43

 

Após ampla manutenção predial no Restaurante Universitário (RU) do campus Itaperi, a comunidade acadêmica inaugurou, na última quarta-feira (4), o novo espaço que integra o equipamento. A expansão comporta até 80 pessoas, o que permite atender mais 720 usuários por dia para o almoço, sendo a média atual 2 mil atendimentos diários, além de 120 jantares servidos.

De acordo com o pró-reitor de Administração da Uece, Fernando Santos, essa melhoria não apenas favorece o fluxo de estudantes e servidores durante o horário de almoço, mas também proporciona mais conforto e uma experiência mais agradável para todos que utilizam o serviço.

“A expansão no anexo que já existia no RU proporciona maior acolhida e conforto. No pico de atendimento, do horário de meio-dia, não teremos mais grandes filas, nem congestionamentos no salão. É possível ver hoje o salão livre, tem assentos livres, as pessoas escolhem onde sentar, seja no lado antigo ou no lado novo. Isso vai facilitar o acesso, o conforto e o fluxo das pessoas que estão no RU, pois estamos proporcionando uma maior capacidade instalada de atendimento e rotatividade de alunos, professores e servidores”.

O estudante do curso de Educação Física, Caio Alves Brito, percebeu a diferença causada. “Quando estava no horário de pico, às vezes tinha a fila do lado de fora e tinha a fila para se servir aqui dentro, e ainda tinha o problema de espaço, então tinha que ficar esperando, procurando mesa, e ainda tinham algumas mesas quebradas. Aqui na expansão tá tudo bem novinho. Ganhamos mais tempo para descansar depois do almoço, sem precisar ficar esperando nas filas, então achei bastante válido”.

Para a servidora técnico-administrativa do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Fernanda Lima, o que mais agrada é o conforto nesse momento que é também de convivência com outros membros da Uece. “Foi uma excelente contribuição aqui para o RU, pois, com o aumento do espaço, melhorou tanto a questão da locomoção no horário de pico, como também a questão da refrigeração. Está mais friozinho. E, o horário do almoço é um horário de convivência, tanto entre os alunos, como entre os servidores. É um momento também de lazer. Então, esse espaço aqui contribui positivamente, sendo ele mais confortável e agradável”.

No centro da foto, porta de acesso entre o antigo e o novo salão

O refeitório do campus Fátima, abastecido pelo RU Itaperi, também passa por melhorias em sua estrutura física. Após a conclusão das obras, o espaço contará com novas mesas e cadeiras, já adquiridas pela Uece, proporcionando maior conforto e funcionalidade. Processos licitatórios estão em andamento para outras aquisições.

Saiba mais

A rotina da equipe do RU Itaperi começa às 6h, com a preparação do almoço, que é servido a partir das 10h30. Diariamente, são oferecidos cerca de 2 mil almoços. Embora haja desperdício de comida nos pratos, o controle atual do restaurante é eficiente, minimizando significativamente as perdas na cozinha e no balcão. Um dos fatores que contribuem para essa eficiência é o sistema de biometria, que desde sua implementação permite o monitoramento em tempo real. Com o acompanhamento constante do número de usuários por meio da biometria, os gestores conseguem ajustar rapidamente a produção de acordo com a demanda.

Ainda pela manhã, por volta das 11h, uma equipe começa a preparar a sopa, que é servida a partir das 17h30. Com tudo fresco e pronto, mais de 100 membros da Uece aproveitam o jantar diariamente.

Visita de estudantes do Ensino Médio

No dia da abertura da expansão, o RU recebeu, com o apoio da Prae, estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Walter de Sá Cavalcante, com o professor responsável Crismacleiton Galdino. A turma esteve em aula de campo, no campus Itaperi, onde conheceu também o Hospital Veterinário, o Complexo Poliesportivo e a Biblioteca Central.