Ex-reitor Manassés Fonteles é homenageado pela Academia Cearense de Medicina

12 de maio de 2023 - 16:31

O auditório da Faculdade Unichristus ficou lotado com professores, alunos e convidados para ver de perto a homenagem que a Academia Cearense de Medicina (ACM) fez ao ex-reitor e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Manassés Claudino Fonteles, na abertura da XX Bienal da ACM, que ocorreu na manhã da última quinta-feira, 11 de maio, com o tema Avanços da Medicina no Século XXI.

O encontro foi aberto pelo presidente da ACM, acadêmico Janedson Bezerra, que atuou como mestre de cerimônia no evento, ressaltando na ocasião, os 45 anos de existência da ACM.

O professor Manassés Fonteles em seu discurso, lido pela sua esposa Graça Roriz Fonteles, enfatizou “O sábio Rei Salomão já disse em Eclesiastes: há tempo para todo propósito debaixo do céu. Estou no tempo de colheita. Trago o coração cheio de júbilo, diante da homenagem que me é outorgada por este sodalício. Procuro palavras de gratidão que sejam puras e verdadeiras, meus passos foram dirigidos pelo amor supremo de Jesus Cristo ao longo da minha vida, após 55 anos, como professor e cientista. Que o sol continue a brilhar para todos meus amigos que me estenderam a mão. Esses não foram poucos, durante esse percurso e alguns me deram suporte financeiro, como o Dr. Geraldo de Sousa Tomé”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, em sua fala afirmou que “o professor Manassés se apresenta para sociedade cearense e brasileira como um dos grandes pesquisadores deste país, na área da saúde. A Uece se beneficiou profundamente do seu trabalho, na verdade, fortalecendo a pós-graduação e, de modo muito particular, a produção científica na sua área de atuação. Mas também, foi um dos grandes reitores da nossa Universidade, eu digo, Manassés, que o senhor já tem um lugar certo no panteão dos grandes reitores do nosso estado. De fato, Manassés, quero destacar também, a sua grande equipe que teve também o ex-reitor professor Jackson Sampaio, aqui presente, o qual tive a honra de ser seu vice-reitor. Quero complementar dizendo que tanto o professor Manassés, quanto o professor Jackson conseguiram instituir e transformar a Universidade Estadual do Ceará em uma universidade de referência nacional na produção científica e tecnológica. O nosso salto de qualidade como universidade que está balizada no ensino, pesquisa e extensão se deu, efetivamente, a partir da liderança do professor Manassés. Então, esta homenagem é justíssima” finaliza o reitor.

O pesquisador Manassés ingressou na Universidade Estadual do Ceará (UECE) como professor adjunto, por meio de concurso público, em 1992, passando a professor titular, em 1998. Na Uece, Manassés Fonteles exerceu o cargo de reitor em dois mandatos sucessivos, de 1996 a 2003 e ainda hoje colabora no Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) da Uece. Nos sete anos em que exerceu o mandato de reitor da Uece, conferiu à instituição uma notoriedade acadêmica até então nunca vista. Foi também reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital Paulista, entre 2003 e 2010. Pesquisador de renome internacional na área da farmacologia foi até recentemente (2021) pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Sua vasta produção científica e listas de prêmios recebidos, contabilizada até abril de 2021, tem 137 artigos completos publicados em periódicos, 13 teses de doutorado por ele orientadas, mais 33 prêmios e títulos.

A XX Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM) foi concluída no final da manhã, desta sexta-feira, 12 de maio, contou com programação de atualizações e debates sobre temas médicos de grande relevância clínica e epidemiológica, um simpósio sobre a síndrome cardio-renal-metabólica, um módulo de palestras sobre doenças degenerativas do idoso e outro sobre práticas clínicas na atualidade. O evento ocorreu no auditório 2 da Faculdade Unichristus, Campus Parque Ecológico.

A Bienal ainda homenageou o médico José Iran de Carvalho Rabelo (in memorian) como patrono do evento, principalmente pela sua grande contribuição ao Hospital Geral de Fortaleza e à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Fizeram parte da mesa de trabalhos do evento, além do homenageado, pesquisador de renome Internacional, Manassés Fonteles, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o reitor da Unichristus, José Lima Carvalho Rocha, o presidente da ACD, Janedson Baima Bezerra, o coordenador da XX Bienal e vice-presidente da ACM, Henrique Leal Cardoso, o diretor de publicação da ACD, Marcelo Gurgel da Silva.