Ex-reitor da Uece é homenageado pela Academia Cearense de Medicina

9 de maio de 2023 - 14:30

A Academia Cearense de Medicina (ACM) homenageia o ex-reitor e professor da Uece, Manassés Claudino Fonteles na XX Bienal da Academia Cearense de Medicina, com o tema Avanços da Medicina no Século XXI que ocorrerá nos dias 11 e 12 de maio em referência aos seus 45 anos de existência.

O pesquisador Manassés ingressou na Universidade Estadual do Ceará (UECE) como professor adjunto, por meio de concurso público, em 1992, passando a professor titular, em 1998. Na Uece, Manassés Fonteles exerceu o cargo de reitor em dois mandatos sucessivos, de 1996 a 2003 e ainda hoje colabora no Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) da Uece. Nos sete anos em que exerceu o mandato de reitor da Uece, conferiu à instituição uma notoriedade acadêmica até então nunca vista. Foi também reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital Paulista, entre 2003 e 2010.

Pesquisador de renome internacional na área da farmacologia foi até recentemente (2021) pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Sua vasta produção científica e listas de prêmios recebidos, contabilizada até abril de 2021, tem 137 artigos completos publicados em periódicos, 13 teses de doutorado por ele orientadas, mais 33 prêmios e títulos.

A XX Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM) ocorrerá durante todo o dia 11 e na manhã do dia 12 de maio, contando com a programação de atualizações e debates sobre temas médicos de grande relevância clínica e epidemiológica, um simpósio sobre a síndrome cardio-renal-metabólica, um módulo de palestras sobre doenças degenerativas do idoso e outro sobre práticas clínicas na atualidade. O evento ocorrerá no auditório 2 da faculdade Unichristus, Campus Parque Ecológico.

A Bienal ainda homenageará o médico José Iran de Carvalho Rabelo (in memorian) como patrono do evento, principalmente pela sua grande contribuição ao Hospital Geral de Fortaleza e à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Os interessados podem acompanhar a XX Bienal da Academia Cearense de Medicina através da transmissão on line pelo youtube da Academia Cearense de Medicina.

tra