Evento sobre educação inclusiva foi realizado no polo UAB de Icó com avaliações positivas

10 de dezembro de 2024 - 12:50

 

Aconteceu no último dia 30 de novembro, no Polo URCA/UAB/UECE, no Curso de Geografia UECE/EaD/UAB de Icó, a II Palestra Formativa e Minicurso sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento: TEA – abordagem docente em sala de aula.

A palestra abordou a formação de professores para realizarem estratégias metodológicas em alunos neurodivergentes na educação básica e ensino superior, despertando um novo olhar para a inclusão destes alunos, obtendo, assim, noções de como agir em determinadas situações em que haja a necessidade de intervenção direta ou indireta sobre eles.

A palestra foi realizada pela psicóloga Camila Costa Soares, especialista em ABA e na área de transtornos de neurodesenvolvimento e teve como mediador o professor Alexsandre Fernandes Ribeiro, biólogo especialista em gestão educacional, em saúde mental e neurobiologia dos transtornos e Mestrando em Energias Renováveis.

Participaram do evento, alunos do curso de Geografia do polo Icó e do curso de Computação do polo de Orós, a coordenadora do polo UFCA/UECE/UAB Icó, Lânia Gardênia Cavalcante Clemente, a tutora presencial Maria Glaubenir de Oliveira, a diretora Escolar Mara Raquel Ferreira Alexandre e a psicopedagoga institucional Maria Luana Araújo Vieira. Para a psicopedagoga, a palestra foi uma oportunidade:

“Muito significativa e enriquecedora, esses alunos estão tendo uma oportunidade muito boa, tendo em vista que a licenciatura ainda não aborda em seu currículo disciplinas tão específicas sobre educação inclusiva.”

Para o aluno do curso de Computação de Orós, José Carlos, “os conhecimentos adquiridos nos dois momentos serão de enorme aproveitamento para meus passos como professor”.

Já o estudante do curso Geografia de Icó, Wellery Etelvino, aproveitou para agradecer. “Agradeço imensamente à psicóloga Camila Costa Soares, pela palestra formativa e minicurso sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento: TEA. Sua experiência e abordagem docente foram essenciais para nossa formação. Também não posso deixar de agradecer ao professor Alex pelo seu esforço em nos proporcionar a oportunidade de participar de uma palestra tão enriquecedora que só veio a somar com o nosso conhecimento. Enfim, a palavra é gratidão por tudo.”