Evento Jovens Cientistas estreia com sucesso recebendo pesquisadores do CE, RJ e DF
23 de outubro de 2024 - 12:22
A primeira edição do Encontro de Jovens Cientistas da Uece aconteceu nesta terça-feira (22), no campus Itaperi, e foi avaliado de forma positiva, recebendo pesquisadores de três estados e atendendo a um público de, aproximadamente, 70 estudantes. O evento teve como objetivo proporcionar a jovens cientistas o compartilhamento de suas pesquisas, descobertas e ideias, de modo a promover a disseminação do conhecimento e estimular a continuidade da ciência na instituição.
“Foi uma experiência positiva, em que tivemos a oportunidade de trazer pesquisadores jovens, da Uece, da UFC, da Universidade Federal Fluminense – UFF (RJ) e da Universidade de Brasília – UnB (DF), que puderam falar um pouco da sua história, sua carreira científica e também da sua pesquisa, para mostrar aos nossos estudantes as possibilidades que eles podem ter na carreira científica. Então, foi um evento positivo e, no próximo ano, esperamos ter um evento ainda maior”, avalia o coordenador do Encontro, professor Luan Fonseca.
Nessa primeira edição, o encontro recebeu pesquisadores com menos de 10 anos de doutorado em uma das três grandes áreas:
– Ciências Exatas, da Terra e Engenharias;
– Ciências da Vida e;
– Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.
Prof. Hugo Fernandes – Uece
Ainda de acordo com o professor Luan, a primeira edição serviu como um grande teste. “Como em qualquer primeira edição, fizemos os testes para ver a aceitação do público. E foi bem aceito, as discussões foram interessantes, foi um jeito diferente de assistir a uma palestra científica, onde as pessoas podiam conversar durante as apresentações. Isso dá uma dinâmica diferente e aproxima mais o público do palestrante. E essa era a nossa ideia, de mostrar que é possível fazer ciência e é possível crescer na vida científica”.
Profa. Vanessa Nascimento – UFF
O evento foi também uma forma de incentivar a ciência no Brasil. “Isso é de extrema importância, pensando no futuro da ciência, não apenas na Uece, mas no Ceará e no Brasil. São esses jovens pesquisadores que daqui a 20 anos estarão no centro de pesquisa, dominando a ciência e fazendo ciência de alta qualidade. Então, quando você dá a oportunidade de poder escutar esses cientistas em início de carreira e mostrar para eles a importância da pesquisa deles, isso é importante para o próprio cientista, para que ele se sinta motivado, incentivado a continuar”, conclui o coordenador.
Para o cientista da Uece, professor Hugo Fernandes, que foi um dos palestrantes, “o Encontro foi maravilhoso porque deu a oportunidade para os jovens cientistas mostrarem suas inovações na pesquisa científica e, sobretudo, trazer aos alunos referências geralmente mais próximas da realidade deles. Eles conseguem ter um norteamento melhor de quais passos podem dar num futuro próximo.”
Prof. Daniel Ardisson – UnB
Uma dessas alunas que assistiu às palestras foi Alessandra Façanha, que estuda na Uece desde 2016. Graduada e mestre em Medicina Veterinária, a jovem segue agora no doutorado na mesma área e sempre participa da Semana Universitária. “O olhar que o evento, esse ano, trouxe para os jovens cientistas aqui da instituição é realmente muito valioso! Especialmente, participar do I Encontro de Jovens Cientistas, que aconteceu nessa edição da SU, ofereceu a oportunidade de ouvir jovens pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e compartilhar dos desafios, das experiências, das conquistas e se inspirar com tudo isso foi de fato um momento muito enriquecedor para nós que também estamos nessa jornada!”.