Evento da Matemática homenageia professor Cleiton Vasconcelos

12 de dezembro de 2014 - 10:41

alt

Durante a IV Semana de Educação e Pesquisa em Matemática, realizada de 7 a 10 de dezembro, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, prestou-se um tributo ao professor Cleiton Batista Vasconcelos, que faleceu no dia 25 de março deste ano. A esposa, Elineide, e a filha, Mariana, do professor Cleiton participaram da homenagem àquele que “sempre acreditou na mudança da formação do professor de matemática”.

A coordenadora da a IV Semana de Educacação e Pesquisa em Matemática, professora Ana Carolina Costa Pereira, redigiu e leu o discurso sobre o professor que era extremamente criativo, inteligente, cheio de ideias e projetos, “porém, bastante exigente”.

alt

Esposa, Elineide, e filha, Mariana, presentes à homenagem àquele que “sempre acreditou na mudança da formação do professor de matemática”.

Venho hoje participar desta singela homenagem ao Professor Cleiton Batista, como sua ex-aluna, monitora e orientanda.

Trabalhar com o Professor Cleiton foi uma experiência enriquecedora. Ele era uma pessoa extremamente criativa, inteligente, cheio de ideias e projetos. Porém, bastante exigente, pois, imagino eu, ele acreditava em cada um de seus alunos. Ele exigia porque sabia que aquele aluno poderia ir mais longe, poderia fazer um trabalho melhor, poderia pensar mais.

Ele sempre acreditou na mudança da formação do professor de matemática e tudo o que ele fez foi apenas uma gota no oceano, comparado ao que ainda pode ser feito. Ele foi um professor amado e temido por seus alunos, e seu trabalho teve significativa importância para todos eles. Acredito que cada um de seus aluno tem uma coisa para falar do professor Cleiton, ou lembra de algo que ele ensinou e que você nunca esqueceu.

O Professor Cleiton deixou inúmeras contribuições para o Laboratório de Matemática aqui da UECE. Espaço que ele mesmo criou, comprando e equipando com diversos materiais. Acreditando numa melhor formação para seus alunos, ele sempre se empenhou em buscar novos caminhos, novas metodológias, mais aulas práticas, pois o que era um aluno naquele dia, no próximo seria um professor e só a teoria não é o suficiente.

Por algumas vezes pude ver um sorriso sincero dele durante a aula, e esses sorrisos apareciam quando um de seus alunos apresentava o trabalho de um jeito totalmente novo ou exatamente do jeito que ele esperava que o fizessem. Não existe satisfação maior para um professor, do que saber que seu aluno aprendeu.

Hoje diversos professores que um dia foram seus alunos continuam sua história de acreditar que pode ser mudada a formação do professor de matemática no Ceará. É uma longa jornada, e também tenho esperança e acredito na mudança que todos juntos podemos fazer.

Sua ausência será eternamente sentida, mas espero, de todo coração, que tudo o que ele um dia começou tenha continuidade. Ele foi um professor inesquecível e eu só tenho a agradecer por tudo o que ele fez por mim e por todos que um dia foram seus alunos.

Professor Cleiton, muito obrigada!

Curso de Matemática realiza sua IV Semana de Educação e Pesquisa