“Eu Defendo o SUS” é tema de cordel e vídeo lançados por projeto de extensão da Uece

22 de outubro de 2020 - 14:05

O projeto de extensão Comunidade Universitária em Ação (COMUNA), do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançou o cordel e o vídeo “Eu Defendo O SUS”. O lançamento faz parte de uma de suas ações educativas durante a pandemia de Covid-19.

O COMUNA é coordenado pela professora Rocineide Ferreira da Silva e tem a participação de estudantes bolsistas de extensão e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e em Saúde Coletiva (PPSAC). “Trata-se de um projeto que tem caráter transdisciplinar por trabalhar com a ideia de cuidado ampliado que envolve a saúde em sua complexidade e inteireza, conta com bolsistas de diversas áreas como: terapia ocupacional, enfermagem, reunindo bolsistas e voluntários das Ciências Humanas e das Ciências Exatas”, destaca a coordenadora do projeto.

Segundo professora Rocineide, o objetivo geral do COMUNA é produzir práticas de cuidados, de promoção da saúde e de produção de vida das juventudes que habitam as periferias de Fortaleza. A docente destaca que durante o período de pandemia, o COMUNA tem realizado atividades educativas como lives, produção de materiais educativos e campanhas junto as juventudes periféricas da capital cearense. Essas ações estão sendo realizadas por meio de vídeos que são veiculados nas redes sociais digitais do projeto.

O lançamento do cordel e do vídeo “Eu Defendo o SUS” faz parte da comemoração dos 30 anos da Lei orgânica/8080, que criou o SUS. De acordo com a coordenadora do projeto, que é também enfermeira, “o SUS é a maior política pública de saúde do mundo”. Ela destaca que hoje o SUS realiza cerca de 93% dos transplantes no Brasil. “O SUS precisa ser compreendido como um direito de todos”, alerta.

Ainda de acordo com a docente, é preciso construir formas de visibilizar e fortalecer a importância do SUS. Foi pensando nessa motivação que o cordel foi produzido e ainda transformado em vídeo. O Audiovisual conta com a participação de jovens moradores das periferias de Fortaleza, apresentando os versos do cordel. Entre esses jovens, estão diversos estudantes que fazem parte de cursos, tanto das Ciências Humanas, quanto das Exatas, de várias Instituições de Ensino Superior. São jovens da Uece, da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Maracanaú e de outras instituições particulares do estado. O vídeo e o cordel podem ser encontrados no Instagram @comunauece e no canal do projeto COMUNA no YouTube.