Estudantes de Música da Uece vencem o VIII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical

13 de maio de 2024 - 09:35

A oitava edição do Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical teve dois estudantes do bacharelado em composição do curso de Música da Uece entre os vencedores da categoria Orquestra Sinfônica: Pietro Augusto Ataíde Tenório, em primeiro lugar, e Maria Rita Ferreira Aderaldo, em terceiro.

“‘Voyage’ é basicamente o ápice do meu estudo em orquestração e composição ao longo desses últimos 2 anos. É uma peça em que eu quis representar uma ‘viagem’ literal, tomei liberdade de me alongar bastante com os materiais, e transitar sutilmente por cada um deles, dando a impressão de paisagens mudando sutilmente ao longo da viagem. Representa, também, uma jornada para mim nos estudos de orquestração e como compositor”, explica Pietro, aluno do 8º semestre, ao falar da composição.

Com a música “Prelúdio n.1: a chegada dos bons pensamentos”, Maria Rita, aluna do 4º semestre, buscou representar como seria o desembarque das ideias positivas na mente humana, das emoções e sensações provocadas por esse movimento das inspirações positivas que nos vêm de algum lugar. “Essa música começou a ser feita na disciplina de Composição II e foi completada e orquestrada justamente após “a chegada de um bom pensamento” que uma amiga me enviou, também estudante de música da Uece, me estimulando e insistindo que eu fizesse a inscrição nesse concurso, porque eu pensava que eu não teria chance. Foi um desafio e eu experimentei uma alegria imensa compondo uma obra com essa mensagem”, afirmou Maria Rita.

O VIII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical também premiou obras nas categorias orquestra de cordas; banda de música; grupo instrumental com formação flexível; arranjos de obras de Alberto Nepomuceno – orquestra sinfônica; arranjos de obras de Alberto Nepomuceno – orquestra de cordas; arranjos de obras de Alberto Nepomuceno – banda de música; arranjos de obras de Alberto Nepomuceno – grupo instrumental com formação flexível.

Confira as músicas dos estudantes premiados da Uece:

Voyage: https://soundcloud.com/pietro-tenorio/voyage

Prelúdio n.1: a chegada dos bons pensamentos: