Estudantes de Geografia da Uece são aprovadas em intercâmbio na República Dominicana
10 de setembro de 2025 - 14:53
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve duas estudantes do curso de Licenciatura em Geografia aprovadas no Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul – Edição República Dominicana, realizado a partir da parceria entre Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) República Dominicana, com sede em Santo Domingo, capital da República Dominicana.
O resultado final do Edital Conjunto nº 4/2024 incluiu as alunas Emilly Fernandes de Araújo e Paola Santos da Paz entre os 48 licenciandos aprovados de universidades brasileiras. Ambas integram o Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/Uece).
Emilly é bolsista de extensão do projeto “Sementes da Educação para relações étnico-raciais no ensino de Geografia (ERERGEO): construindo a extensão no chão da escola pública em Fortaleza (CE)”, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Já Paola é bolsista de Iniciação Científica (IC/Funcap) do projeto “Educação Geográfica e recursos didáticos: diálogos entre saberes na Educação do campo”, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propgpq). Os dois projetos contam com a orientação da professora Tereza Sandra Loiola Vasconcelos e compõem as ações de ensino, pesquisa e extensão do LAPEGEO/Uece.
O Programa Caminhos Amefricanos tem como objetivo fortalecer a formação inicial e continuada de estudantes e docentes a partir da perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais, em consonância com o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, previsto na Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDB nº 9.394/1996.