Estudantes de Geografia da Uece realizam aula de campo em áreas litorâneas do Ceará e PI
18 de junho de 2025 - 11:32
Entre os dias 10 e 13 de junho, estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram de uma enriquecedora atividade de campo da disciplina de Biogeografia. A expedição científica percorreu regiões estratégicas para o estudo da diversidade ambiental e dos ecossistemas litorâneos, com visitas aos municípios de Camocim e Bitupitá, no Ceará, e Cajueiro da Praia e Parnaíba, no estado do Piauí.
Durante o percurso, os alunos puderam observar diretamente fenômenos discutidos em sala de aula, como a presença de espécies invasoras. Um dos destaques foi a observação do Peixe-leão, espécie exótica capturada nos tradicionais currais de pesca em Bitupitá. A atividade permitiu reflexões sobre os impactos ecológicos desta espécie nos ambientes marinhos da região.
Ainda em Bitupitá, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo biólogo e analista ambiental Bruno Vinicius, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na ocasião, o especialista apresentou as ações do projeto de monitoramento do Peixe-boi-marinho, abordando questões como extinção, especiação e conservação da espécie, temas previamente estudados na disciplina.
No município de Parnaíba (PI), o grupo visitou o Museu do Mar, que abriga um rico acervo sobre as práticas culturais e ambientais das comunidades costeiras. A visita proporcionou uma compreensão mais ampla da interação entre sociedade e meio ambiente nas regiões litorâneas.
Encerrando a jornada, os estudantes acompanharam um dos fenômenos mais encantadores do litoral nordestino: a revoada dos guarás, uma atividade de observação da migração dessas aves emblemáticas, que encantou a todos.
Segundo a professora responsável pela disciplina, Leonor de Maria Melo, a atividade foi marcada por grande envolvimento dos estudantes. “Eles demonstraram muito interesse, articulando os conhecimentos adquiridos em sala com as experiências vividas em campo. Foi uma oportunidade de fortalecer o aprendizado por meio da vivência direta com os ecossistemas estudados”, destacou a docente.